terça-feira, 5 de março de 2013

Petit Gateau


Hoje venho partilhar uma sobremesa de bradar aos céus, claro que é para os amantes de chocolate :). Segundo a Wikipedia a origem do Petit Gateau está envolto em polémica, pois existe quem defenda que foi um Chef Francês Jean-Georges Vongetrichten, por outro lado dizem que foi um aprendiz de Chef dos Estados Unidos. Mas sinceramente pouco me interessa quem foi que inventou, que é um espetaculo, sem dúvida :).

Provei pela primeira vez esta sobremesa numa pizzaria italiana aqui da zona :) quando vi a receita numa revista, não resisti e tive de experimentar, mas para chegar a esta foto foi necessário algumas experiências  a temperatura do forno e o tempo é crucial, muito tempo fica seco, pouco tempo fica liquido, no meu forno é 7 minutos certos, mais que isso já era :).


Ingredientes:

220g de Chocolate para Culinária                   
100g de Açúcar Mascavado
50g Manteiga                                                     
2  c. (sopa) de Farinha
+ 2 c. (sopa) de Manteiga                                 
3 Ovos
Manteiga para untar                                          
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Derreta 100g do chocolate com os 50g de manteiga. Mexa bem até os ingredientes ficarem bem ligados.

Bata os ovos com o açúcar mascavado. Junte 1 colher (sopa) da farinha e bata bem, sem fazer grumos e até ficar uma massa homogénea. Junte este preparado à mistura anterior e mexa bem.

Unte formas pequenas com as 2 colheres (sopa) de manteiga e polvilhe com a restante farinha. Deite o preparado nas formas. Divida pelas mesmas o restante chocolate, previamente partido em cubos e afunde dois cubos em cada forma.

Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC entre 7 a 9 minutos. Desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

(Retirada da Revista Teleculinária Gold n.º 40 Janeiro de 2009 pág. 38)


Sem comentários:

Enviar um comentário