sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bacalhau Conventual

Chegou a tão desejada Sexta feira :) bem para mim hoje não era o dia que eu queria que chega-se pois como estou de férias significa que estão a acabar mas enfim :)

Para hoje trago mais uma receitinha de bacalhau e esta receita foi "roubada" de mais um blog amigo, neste caso este blog já sigo muito antes de andar aqui na blogoesfera :) e sem mais demoras informo que está receita foi roubada do Blog da nossa querida Sandra Batista do Blog Doçuras & Especiarias se ainda não conhecem aconselho a visitar, na zona onde ela tem Caderno de Receitas, tem lá as mais variadas receitas que são maravilhosas, este bacalhau é sem dúvida nenhuma muito bom, podem encontrar a receitinha aqui :)



Ingredientes:


2 Postas de bacalhau          
500 gr. Batatas                     
1 Cenoura             
2/3 folhas de couve portuguesa
1 Cebola                                               
2 dentes de alho                 
1 pacote grande de molho bechamel
Leite q.b.                              
Queijo ralado q.b.               
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.               
Noz-moscada e alho e pó q.b.

Preparação:

 Numa panela leve a ferver um litro de àgua temperada com um pouco de sal e coza as postas de bacalhau.
 Retire as postas de bacalhau, na mesma água em que cozeu o bacalhau, coza a cenoura cortada em rodelas e a couve cortada em tiras.

 Entretanto, coloque as batatas a cozer, assim que estiverem cozidas, reduza-as a puré, deite um pouco de leite e margarina até obter a consistência desejada, mexa muito bem, tempere com o sal, a pimenta, a noz moscada e alho em pó.

 De seguida, numa frigideira faça um refogado com o azeite, a cebola cortada finamente e os alhos picados, junte o bacalhau desfiado e lascado, os legumes, envolva tudo muito bem e apague o lume.

 Numa travessa de ir ao forno, disponha o puré de batata, por cima deite o refogado de bacalhau e dos legumes, regue com o molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado.

 Leve ao forno a gratinar nos 180ºC, durante aproximadamente 20 minutos.

34 comentários:

  1. Ficou bem apetitoso este bacalahu, adoro

    bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Paulo, quero-te a cozinhar em minha casa, ponto final.

    Pensa nisso, bom fim de semana :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aida, posso sempre deixar o meu emprego :) mas olha que eu recebo bem :D

      Beijos

      Eliminar
  3. Que bacalhau com tão bom aspecto, que delícia!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que disfrute y es solo viéndolo, delante de mi mesa este plato me resultaría iresistible.Te sigo desde hoy.Besos
    http.//doris-miscosillas.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  5. Um bacalhau e tanto, ficou uma delicia.

    Bom fim de semana.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  6. Olá...
    Que excelente aspecto como sempre :).... Adorei ;).... Beijocas aos 3 :D...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tu ja sabes que eu adoro bacalhau, porque ja te disse!! E este parece me divinal!! A minha mae tem assim uma receita, mas sem bechamel!!! Vou anotar esse detalhe, porque isto tem que estar de comer e chorar por mais!!!
    :)))
    Olha ca uma coisa, tu nao disseste no domingo, que ias esta semana falar do significado dos dias? Hoje esqueceste-te!!!!
    Beijinhos e bom fim de semana!!!
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já ontem também não falei :) pensei que ia ter mais tempo por estar de férias :D

      Beijos

      Eliminar
  8. Ai Paulo que bacalhau maravilhoso.
    Nossa, me deu uma vontade de comer um agora. Mas só tenho Merluza em casa..hahahha O perdição :p Bjks e um maravilhoso findi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive de ir ao google ver o que é Merluza e descobri que aqui em Portugal é Pescada :) Pois quando tiveres bacalhau já sabes :)

      Beijos

      Eliminar
  9. Bacalhau é cá comigo!!!! Este tem um aspecto .... Tenho de ir demolhar umas postinhas para ver se faço um tabuleiro deste bacalhau..... Bjokinha
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força Rita :) eu depois quero saber como correu :)

      Beijos

      Eliminar
  10. Hummm... que bacalhau guloso, Paulo! Bom fim de semana!
    beijos

    ResponderEliminar
  11. ~Eu nem era para vir... mas pronto cores á parte aqui estou eu... esse bacalhau ohhhhh coisa deliciosa... adoro... isto as receitas estao cada vez mais elaboradas e de um charme... Hummmm eu num devia dizer isto sequer!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cor na cozinha pouco importa :) ainda bem que vieste :) e obrigado :)

      Beijos

      Eliminar
  12. Cara, este bacalhau assim, com a batata e o bechamel!!! hummm, tão cremoso, eu adoro bacalhau assim, cremoso! Mas, Paulo, complementando o que a Mena disse, estou sentindo falta das aulas!!! Faz dias que não temos lições sobre os dias da semana....hehehe> E vê bem, que eu e Mena somos alunas aplicadas, demos falta das nossas aulas...hehehe
    Bjoss e um bom domingo, pois o sábado já se vai (por aí já deve estar no finzinho)
    Bjosss.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok pronto eu volto com as aulas, era para ver se estavam atentas :) hehehe

      Beijos

      Eliminar
  13. E foi muito bem roubado ! :)
    Primeiro porque a Sandra faz muitas delicias e depois porque o teu bacalhau está com um aspecto de comer e chorar por mais ! :)
    Humm... aprovadíssimo ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, um ladrão quando rouba tem de ser com bom gosto :)

      Beijos

      Eliminar
  14. Bacalhau?! adoro adoro bacalhau e aqui está uma sugestão muito boa.
    Parabéns Paulo:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Este vai ser hoje o meu jantar, mas com couve lombardo, pois é a que tenho no meu frigorífico. Adorei a receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. È muito boa, depois diz o que achaste :)

      Beijos

      Eliminar