quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bolachas de Canela

Quem me acompanha sabe que entrei no mundo das bolachas :) e eu que adoro bolachas, por isso adquiri um dispara bolachas, que por sinal já o destrui e não, não foi com estas há-de aparecer aqui outras bolachinhas eu depois digo :) 

Agora vamos á uma curiosidade que por acaso eu já me tinha perguntado e fui a procura do motivo e encontrei, já pensaram porque raio o pão ao ar fica mais duro e as bolachas ficam mais moles? Assim aqui vai :)

A bolacha amolece porque absorve humidade do ar. Já o pão sofre o efeito contrário: quanto mais tempo fora do saco, mais endurece por perder água. Parece simples, certo? Mas a resposta não acaba aqui. Ambos possuem nos seus ingredientes um polímero chamado amido. É basicamente por causa dele que acontecem todas estas mudanças.

Durante o processo de fabricação da bolacha, o amido passa por uma transição vítrea, um efeito térmico usado para obter um produto mais maleável sem mudar sua estrutura. Quando a tiramos do pacote, a bolacha entra em contato com um ambiente mais húmido  Então, as regiões cristalinas do amido rompem se e deixam a água entrar.É por isso que a bolacha fica mole.
.
O pão, quando assado, torna se numa pasta elástica. Nessa fase, o amido é aquecido a 600°C e tem a textura de uma gelatina. Conforme o tempo passa e a temperatura diminui, as cadeias de amido interagem com mais força entre si, obrigando a água a sair. A sinérise, como é chamada, acontece quando o amido volta ao seu estado natural, provocando um ressecamento do pão.

No caso do pão, há mais de 150 anos pesquisadores estudam o fenómeno para tentar reverter o processo de retrogradação do amido. O tipo de pão mais atingido pela "secura" é o francês.


Quanto à bolacha, se armazenada num pote de vidro, manterá se crocante durante muito mais tempo.

Fonte :socuriosidades.blogspot

E agora aqui vai a receita e fotos:



Ingredientes:

150 gr de Açúcar                                              
350 gr de farinha                               
1 C. (chá) de fermento
125 gr de margarina                         
1 ovo                                    
1 C. (chá) de Canela

Preparação:

Derrete se a manteiga, mistura se com o açúcar e o ovo, junta se os restantes ingredientes e pronto, massa para o dispára- biscoitos. Boa sorte

15 comentários:

  1. Eu uso sempre o meu dispára-biscoitos e adoro, ficam uns biscoitos tão perfeitos!
    Gostei bastante da tua sugestão, que lindos e apetitosos!

    ResponderEliminar
  2. boa sugestão, ficam muito bem! Com canela devem ser perfeitos! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Estas bolachinhas ficaram fantásticas mesmo apetitosas. Adorei ler a curiosidade entre o pão e as bolachas :P

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro bolachas!! Adoro!
    E tu ja sabes que sim!!! Foram estas que deram problemas com o dispara biscoitos?
    Pois estao muito bem! E a que vem isso da sorte? Sao dificeis de fazer?
    Nao acredito! Tu saiste-te muito bem, como sempre!
    Estás um bolacheiro!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Paulo!
    Estou a gostar muito de ir conhecendo o seu blogue e vou, com certeza, acompanhá-lo regularmente.
    Sou fã de bolachas e as suas estão tão gulosas que comia umas quantas. Ainda por cima de canela!...
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulo,
    vou levar algumas bolachinhas enquanto não as comem todas :) adoro bolachas de canela.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Olá Paulo, estas bolachinhas ficaram precisoas e, eu que sou uma perdida por bolachas, já estou a aguar.

    ResponderEliminar
  8. Oh Stor,

    Todas essas reacções quimicas me fascinam... ah, eu se estivesse num laboratório fá-lo-ia explodir em poucos minutos, tal ânsia de experimentar reacções entre vários elementos se apoderaria de mim ! lolol

    Seja como for, devo dizer-te que as tuas bolachas estão muito lindas e muito apetitosas, já provava umas quantas, tambem adoro fazer bolachas... :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Ai Paulo, não me assustes que assim nem uso o meu dispára biscoitos:)
    Pois estas bolachas estão perfeitas e com o sabor a canela mais ainda, gostei bastante.
    Adoro estas tuas investigações, obrigada por mais uma aprendizagem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Já me ri! Destruíste o dispara biscoitos!?? Então, Paulo? Mas olha que com estas bolachinhas funcionou 5*, estão bem perfeitinhas (e parecem deliciosas)
    Beijinhos e boa 6.ª feira!

    ResponderEliminar
  11. Eu costumo usar dispara-biscoitos e sai bem, mas depende da massa
    Estas tuas bolachinhas parecem bem boas!

    ResponderEliminar
  12. Paulo, que interessante esta curiosidade do pão e das bolachas! :D
    Ficaram muito bonitas! Venham mais bolachinhas :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  13. Que lindas bolachinhas, Paulo.
    Gostei da explicação sobre pão e as bolachas.

    ResponderEliminar