sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Queijinhos de Amêndoa

Eu acho que vou dizer pouco, as fotos falam por sim não é :) é Sexta feira e vocês merecem um docinho :) o blog também está quase a entrar de férias :) mas ainda vai haver mais uma publicação, qual será? E Aguardar para ver, bom fim de semana ;)






Ingredientes para 19 queijinhos:

125g de amêndoa moída                 
400g de açúcar                   
3 ovos                    
4 gemas
Raspa de 1 limão                                 
1 c. (sopa) de pão ralado                                  
200 ml de água

Preparação:       

1. Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar.
Mexa e deixe ferver durante 3 minutos.

2. Numa tigela, junte a amêndoa, a raspa de limão e o pão ralado.
Misture com a colher de pau.
Aos poucos e mexendo sempre, junte a calda do açúcar.
Deixe arrefecer um pouco.

3. Quando estiver morno, mexa.
Junte os ovos um a um, mexendo entre cada adição.
Por fim, junte as gemas e misture tudo muito bem.

4. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque o preparado em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar.
Coloque água fria no fundo tabuleiro para as queijadinhas cozerem em banho-maria.

5. Leve ao forno pré-aquecido no 200º e deixe cozer durante 12 minutos.
Depois de cozidas, desenforme e deixe arrefecer.


http://www.saborintenso.com/f23/queijinhos-amendoa-9996/



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lulas Estufadas com Molho de Legumes e Ervilhas à Wild

Bem isto é o que dá estar sozinho em casa :) Não ando armado em Macaulay Culkin :) mas não deixa de ser um aventura, não gosto de estar sozinho, por isso depois de dar um jeito à casa, tinha almoço para fazer, não fui de modas, liguei as colunas ao telemóvel, aumentei o volume e vamos lá inventar, apetecia-me criar alguma coisa, também tinha legumes a precisar de ser utilizados :)

Agora um pormenor que não deixa de ser engraçado, mas quando ia buscar o Tomás ao infantário, uma vizinha apanhou-me nas escadas e diz:

- Era o vizinho que tinha a aparelhagem alta hoje à hora de almoço?

Eu respondi - Não vizinha, não tenho aparelhagem estragou-se, porquê? (enquanto isso pensava eu, não era a aparelhagem era o telemóvel, mas era um pormenor) 

- Parecia mesmo vir da sua casa, realmente ouvir musica tão alto, não parecia seu.

hehehehe foi o meu momento Macaulay Culkin :)

Vamos agora à receita e fotos não acham :) ahhhh e amanha vem guloseima, mas uma guloseima rica em açúcar e calorias, para acabar a semana em pleno :)




Ingredientes:

1 Kg de Lulas Limpas cortadas às rodelas
3 Cenouras
1/2 Alho Francês
1/2 Courgette
1 Cebola
1 dente de Alho
1 Tomate
1Folha de Louro
100g de Ervilhas +/-
Pimentão Doce qb
200 ml de Natas de Soja
Azeite qb
Salsa qb
Sal qb

Preparação:

Colocamos uma panela ao lume com água fervente e adicionamos as lulas, deixamos cozer cerca de 15m. Enquanto as lulas cozem, preparamos os legumes, corta-se as rodelas a cebola, o alho, o alho francês, a cenoura, o tomate e a courgette. 

Coloca-se um tacho ao lume, com um fio de azeite, polvilha-se com um pouco de pimentão doce, quando o azeite estiver quente adicione a cebola, o alho e o alho francês, deixe refogar, quando estiver quase refogado junte o tomate, a cenoura e a courgette e mexa bem, coloque água até tapar os legumes, tempere com sal, coloque a folha de louro e deixe cozer os legumes.

Quando estiver tudo cozido, elimine o louro e passe os legumes pela varinha mágica. Escorras as lulas e adicione ao molho, juntamente com as ervilhas e deixe cozinhar por 5 minutos, findo este tempo adicione as natas de soja e deixe cozinhar até ficar um molho aveludado. Retire do lume polvilhe com salsa picada e sirva com arroz branco.

Bom apetite




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bolonhesa de Atum com Linguini à Wild

Esta refeição surgiu num dia em que não tinha tirado nada para o almoço do dia seguinte, tinha visto numa revista bolonhesa de atum, mas não sabia em qual e também não me apetecia procurar :) ora que tal inventar? Correu bem, ficou muito saboroso, fiquei fã e por esse motivo partilho :D hehehe

Sem mais demoras, vamos à receita e fotos :)





Ingredientes:

250g de Linguini
2 Latas de Atum ao Natural
1 Cebola Média
2 dentes de Alho
1 lata de Tomate aos cubos
100ml de Vinho Branco
1 lata de Cogumelos Laminados
1 folha de Louro
Azeite qb
Ketchup qb (este serve somente para retirar a acidez do tomate)
Sal, manjericão, orégãos e salsa qb

Preparação:

Começa-se por cozer o linguini em água com sal. Enquanto a massa coze, avançamos para o molho, pica-se a cebola e os dentes de alhos, coloca-se um tacho ao lume com um fio de azeite, quando estiver quente, junte a cebola e alhos picados e a folha de louro, quando a cebola estiver transparente, junta-se a lata de tomate aos cubos, o manjericão, os orégãos,sal e o ketchup.

Deixa-se a refogar um pouco, cerca de 5 minutos em lume brando, findo esse tempo  tritura-se o molho com a varinha mágica, junta-se então a lata de cogumelos e o atum, deixa-se apanhar um pouco o sabor.

Quando a massa estiver cozinha escorra e junte depois ao molho de tomate com o atum e cogumelos, envolva tudo muito bem e polvilhe com salsa picada.


Bom apetite 



terça-feira, 27 de agosto de 2013

Gelado de Manga

Está uma bela terça feira não acham? Até parece estar a pedir um gelado, nem mais, isso mesmo um geladinho que fui buscar a receita mais uma vez à Oficina :) não, não é aquela de arranjar carros e tal :D eles ai não fazem gelados, acho eu :) é a Oficina da Papitas para quem não conhece esta oficina toca a visitar :)

Este gelado é delicioso, mas tive uma dificuldade enorme para o fotografar, primeiro não consegui tirar uma bola em condições, irraaaa e depois tive uma falta de imaginação para conseguir tirar uma fotografia mais apelativa. Mas também hoje ao ler umas certas pessoas a falar, quer dizer a escrever ou a debitar palavras que falavam de fotos pouco apelativas e que não mostram bem os ingredientes e tal, cheguei à brilhante conclusão, que não sou profissional, mas sim um apaixonado pela cozinha, que tem um enorme prazer de partilhar as "guerras" que se passam na The Wild Kitchen é isso que conta não é??

Vamos lá às fotos e receitas, a receita original podem encontrar aqui:





Ingredientes:

2 mangas grandes e maduras ou, em alternativa, 400g de polpa de manga em lata;
3 claras de ovo + 3 colheres de sopa de açúcar;
1 pacote de natas - 200ml + 2 colheres de sopa de açúcar;
4 ou 5 gotas de sumo de limão.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no frigorífico 1/2 hora antes do início da preparação do gelado. Bater as claras em castelo juntamente com o açúcar, até ficar um merengue firme. Bater as natas com o açúcar e o sumo de limão até montarem. Descascar e triturar a polpa das mangas. Juntar esta polpa às claras em castelo, mexendo com muito cuidado para não perderem o ar. Juntar as natas batidas e envolver até ficar homogéneo.


Colocar na máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante. Caso não tenha máquina, levar ao congelador e, nas primeiras 2 horas, ir mexendo vigorosamente com um garfo de 1/2 em 1/2 hora para evitar a formação de cristais de gelo.



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bolachas Integrais de Chocolate

Ufaaaaa, a semana passada foi dificil, o Tomás esteve doentinho e as noites foram mal dormidas, foram não são, porque ainda não melhor, acho que ele chegou aquela fase CHATA que são os dentinhos, enfim, esta pelo menos tem um coisa boa :D entrei hoje de férias :D vou tentar visitar as vossas cozinhas que não tenho visitado :(

Para hoje é segunda feira, trago umas bolachinhas para adoçar vos a boca o que dizem? Quando fui para a cozinha fazer bolachas, olhei para a farinha integral que tinha sobrado de fazer pão e pensei hummmm e bolachas com farinha integral será que ficam boas :) a resposta é SIMMMMMMMMM. Sem mais demoras aqui fica a receita e as fotos, sirvam-se :)



Ingredientes:

150 gr de Açúcar                                              
300 gr de farinha Integral                               
1 C. (chá) de fermento
125 gr de Manteiga s/sal (temperatura ambiente)                         
1 ovo                                    
2 C. (sopa) de Chocolate em Pó
1 C. (sobremesa) de Aroma a Baunilha

Preparação:

Coloca-se a manteiga, o açúcar e ovo numa taça, com uma batedeira mistura-se tudo muito bem, junta-se depois o chocolate em pó e o aroma a Baunilha, quando estiver tudo bem misturado, deitamos a farinha e o fermento e com a mãos misturamos tudo até formar uma bola. Depois é colocar no dispara bolachas e siga :)


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Pudim de Pão Integral

      
Amanhã faço dieta
         
Amanhã faço dieta
                
Hoje é que não me apetece

Já diz o refrão da música do Herman José :) isto porque para hoje trago um belo pudim, será que sendo de pão integral é mais light não é??? 

Bem vamos mas é a fotos e receita :)



Ingredientes:

1lt de Leite                                           
3 Carcaças Integrais                        
6 Ovos
14
c. (sopa) de açúcar                      
1/2 limão (raspa)

Preparação:

Ligue o forno a 190Cº

Aqueça o leite e corte o pão em pedaços, junte-os ao leite e triture. Bata os ovos com o açúcar. Junte-lhes a raspa de limão e o preparado do pão. Verta na forma untada com caramelo e leve ao forno, em banho-maria, durante 1 hora e 20 minutos, deixe arrefecer e desenforme.

(Retirada da Revista Mulher Moderna Especial Pão n.6 pág. 62)


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Carcaças Integrais à Wild

Bem agora que comecei a fazer pão não tenciono deixar de comprar pão, é para descansar a padeira não vá ela ler o meu blog, bem eu tenho compro lá o fermento ela deve saber que faço pão hehehehehe

Estas carcaças ficaram muito agradáveis, e sirvam logo para o lanche com manteiga, queijo e fiambra com um copinho de leite marchou que foi um mimo :) 

Deixo aqui a receita e se eu consigo qualquer pessoa consegue, por isso toca a experimentar e digam algo, é rápido de fazer e esta quantidade dá para 6 carcaças :)

Vamos à receita e fotos:



Ingredientes:

250g de farinha Integral

250g de Farinha de Trigo                                    
2 colheres de sopa de azeite                           
25g de fermento de padeiro
3 dl de água                                         
10g de sal fino                                                     
Farinha para polvilhar

Preparação:

Amorne a agua,  junte-lhe o fermento de padeiro e mexa até dissolver. Coloque a farinha em cima de uma bancada e faça um cavidade no centro, adicione o sal e o azeite, com um pouco da água com o fermento e vá amassando, acrescentando a água aos poucos. A massa tem descolar da bancada e das mãos.


Quando estiver faça uma bola e coloque dentro de uma tigela, polvilhada com um pouco de farinha e deixe levedar em local quente, até que fique com o dobro do tamanho, no meu caso deixei levedar cerca de 1h30.

Ligue o forno a 180°, divida a massa em pedaços, enrole-os em forma de bolas e com uma faca grande, utilizando as costas, faça  pressão a meio de cada bola de forma a que fique com o formato de uma carcaça.

Coloque as carcaças num tabuleiro com um folha de papel vegetal e deixe levedar mais 10m.

Leve depois ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos por cima.




quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brás de Bacalhau com Alho-Francês

Se à coisa que gosto e já mencionei, várias vezes aqui é que gosto de procurar refeições simples e rápidas e que sejam saborosas, esta é mais um exemplo, saudável, e saborosa, apesar de eu ter estrago um bocado, quando digo estrago é no sentido saudável, a receita original não leva batalha palha, mas pensei, brás que é brás tem de ter batata palha e pronto, por esse motivo não ficou tão cremoso se é assim que se diz, mas ficou realmente muito boa :)



Ingredientes:

2 Alhos-Franceses                             
1 Cebola                                              
3 dentes de Alho                                 
1 folha de Louro
300g de Bacalhau Demolhado  Desfiado                                     
4 Ovos                                                  
1 c. (café) de Sal
1 ramo de Salsa ou Coentros
Batata Palha qb


Preparação:

Elimine a parte verde dos alhos-franceses, corte a parte branca em rodelas, lave e deixe escorrer. Corte a cebola em meias lulas e pique os alhos, deite para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente o alho-francês, misture e deixe cozinhar até ficar sem liquido, mexendo de vez em quando.

Junte o bacalhau e a batata palha, mexa e cozinhe por cerca de 5 minutos. Bata os ovos, junte ao bacalhau, envolva e deixe que os ovos fiquem cremosos. Rectifique o sal, decore com azeitonas e sirva polvilhado com salsa ou coentros picados.

Retirada da Revista Saúde à Mesa n.º 87


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sopa de Agrião com Coelho (a partir dos 6 meses)

Para hoje reservo o dia para comida de bebés, o que acham hehehehe, a alimentação deles é muito importante e tento sempre comprar do melhor para a sopa dele e utilizar o máximo de produtos biológicos, este coelho é caseiro, 25€ pelo malandro, mas era grandinho :) 

Não sou como alguns pais que não gostam e acabam por não dar aos putos também (sim, não fiquem incrédulos eu conheço :) eu por exemplo, não gosto de coelho, de borrego mas o Tomás come :D ele não tem a culpa de o pai ser um esquisito... 

Nesta decidi juntar maça à sopa :) 

Vamos à receita e fotos:



Ingredientes (estas quantidades deu para 3/4 doses de 220gr de sopa)

4 Batatas
1/2 Cebola
2 Cenouras
1 Dente Alho
2 Maças
250g de Agrião
150g de Courgette
80gr de Coelho

Preparação:

Corte os legumes e a maça, em bocadinhos pequenos, pois assim poupa no tempo de cozedura e no gás, adicione também o coelho, junte água até tapar os legumes, eu por norma fervo primeiro no jarro para não demorar tanto tempo a começar ferver, quando começar a ferver, baixe o lume para o mínimo e tape, mais ou menos 15 a 20 minutos (se calhar até antes, mas como é para um bebé e tem carne é melhor deixar a cozer mais um bocado.)

Quando estiver tudo bem cozido, elimine a água, deixando só os legumes e o coelho na panela, com a varinha mágica, bata a sopa até ficar um creme liso. 

Coloco em tupperwares as doses que a sopa deu, na hora de servir coloque uma colher de café de azeite na sopinha e misture. 


Bom apetite para o seu bebé



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Doce de Tomate à Wild

Como o inicio da semana é sempre triste e tal nada como um docinho para animar a malta :) e sendo esse docinho Tomate que tão bem nos faz, não acreditam?? Ora vejam...


Embora muitos considerem o tomate como sendo um legume, ele é um fruto.
De formato arredondado e cor vermelha, o tomate é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno).
Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B.
Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio.
É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate).
Os tipos mais consumidos no Brasil são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz.
É muito consumido na culinária brasileira e mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos.
O tomate vermelho possui mais nutrientes do que verde.

A planta que produz o tomate chama-se tomateiro.

Viram :) então nada melhor que um docinho de tomate, para o pequeno almoço ou lanche :) vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

1 kg de Tomates Maduros                          
600g de Açúcar                                
1 Pau de Canela               
Casca de um Limão
Canela em pó qb

Preparação:

Retira-se a pele e as sementes ao tomate, corta-se aos bocados e coloca-se num tacho, junta-se o açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Quando começar a ferver, reduzimos para um lume brando e vamos mexendo de vez em quando.

Quando o tomate estiver bem cozinhado, eliminamos a casca de limão e o pau de canela e trituramos com a varinha mágica, levamos novamente ao lume, polvilhamos com um pouco de canela em pó e mexemos. Deixamos ao lume até atingir o ponto pretendido.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Strogonoff de Lulas

É sexta-feira
Suei a semana inteira
No bolso não trago um tostão
Alguém me arranje emprego
Bom Bom Bom Bom
Já Já Já Já

Podia dar para pior não é? O Boss AC é que sabe hehehehe.

Para hoje trago umas lulas, que a espécie mais misteriosa é, sem dúvida, a lula gigante (Architeuthis). Essa espécie é o maior invertebrado do mundo, e suas aparições causavam pânico em tempos mais remotos, no oceano Atlântico, onde vivem. Não é à toa, pois as lulas gigantes podem atingir 500 kg, distribuídos em 18 m de comprimento. Seus tentáculos ultrapassam os 10 metros de comprimento, com ventosas de aproximadamente 5 cm de diâmetro. Os olhos têm tamanho comparável a bolas de futebol. Ok ok, não se preocupem para o meu prato veio umas que mal se viam :) ainda por cima encolhem na água hehehehehee, vou me deixar de tretas e vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

750g de Lulas Limpas                                        
1 Cebola                                                
2 dentes de Alho                              
3 c. (sopa) Azeite                                                
1 folha de Louro                                 
1 c. (sopa) de Mostarda    
1 dl de Polpa de Tomate                                   
3 dl Creme de Soja (Natas)                
1 Raminho de Salsa ou Coentros

Preparação:   

Corte as lulas em rodelas, deite-as para um tacho, cubra com água, leve ao lume e deixe cozer durante 10 minutos.
Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, adicione o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar macia.

Acrescente de seguida a mostarda e a polpa de tomate, misture, adicione também o creme de soja e deixe ferver.
Escorra as lulas, junte-as ao tacho e deixe cozinhar até obter um molho cremoso. Sirva com salsa ou coentros picados e acompanhe com arroz branco ou massa cozida.

Retirada da Revista Saúde à Mesa n.º87


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bolo de Iogurte e Pêssego

Bom feriadoooooo, este vai ser o ultimo que gozamos este ano, pelo menos que calhe durante a semana :( não estou a contar com o Natal está claro. 

Para este feriado decidi trazer um bolinho, este bolo fiz quando o Tomás fez 6 meses, tenho feito sempre um bolinho no dia que ele faz "mesniversário" cada mês é um passo no crescimento e desenvolvimento de um bebé, por isso é motivo para festejar :)

A forma comprei de propósito para fazer os bolinhos do piolhito :) vamos lá às fotos e receita:



Ingredientes:

1 iogurte de pêssego (usei de Soja com bocados)
4 ovos
2 copos (de iogurte) de açúcar
3 copos (de iogurte) de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
1 lata de pêssego em calda

Preparação:

Corta-se algumas metades do pêssegos em pedaços pequenos e reserva-se.

Bate-se as claras em castelo firme.

Em seguida junta-se o iogurte, o açúcar, a farinha e o fermento ate ficares bem misturados, depois junta-se as gemas e meio copo de iogurte da calda do pêssego e o pedaços de pêssegos reservados.

Barra-se uma forma com manteiga e farinha e leva-se ao forno.

Nota: pode trocar o pêssego por outra fruta em calda




segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Gelado de Maracujá

E depois de um fim de semana tórrido, e para afogar a mágoa de ser segunda feira que tal um geladinho??? O que dizem à ideia, à melhor coisa no verão?

Esta receitinha fui raptar ao blog da Paula Moita o Partilhando Sabores e Receitas, e ficou um geladinho muito agradável eu comprei polpa de maracujá sem sementes, não me apetecia andar a trinca-las :) mas a fotografia era provável que fica-se melhor mas enfim :)

Vamos então à receita e fotos? Então vá agarrem um colher...

A receita original podem encontrar clicando aqui:





Ingredientes:

200 ml de polpa de maracujá
200 ml de natas light geladas
1 iogurte grego natural
6 colheres de açúcar light

Preparação:

Bata as natas com o açúcar até ficarem bem consistentes.

Adicione o iogurte grego e a polpa de maracujá e envolva tudo cuidadosamente
.
Deite o creme obtido na máquina de gelados (sorveteira) e deixe trabalhar durante 30 minutos ou até  verificar que já está com a consistência desejada.

Verta o gelado para uma caixa hermética e leve ao congelador até à hora de servir.

Caso não tenha sorveteira deve colocar o preparado dentro de uma caixa hermética e leve à arca frigorífica. Deve bater a mistura de 2 em 2 horas para destruir os cristais de gelo formados. 

Não se esqueça os gelados devem ser guardados em caixas herméticas!

Deve colocar o gelado cá fora uns minutos antes de servir!




sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Frango Gratinado

Tenho tido alguma dificuldade em gerir o tempo, como à 1 mês a rotina mudou, a Liliana foi trabalhar pois acabou a licença, o Tomás fui para o infantário, acabo por ter que ajudar mais em casa e principalmente preparar o almoço do dia a seguir e o jantar do dia, vou tentado ao fim de semana fazer a sopinha para o Tomás durante a semana, mas como estamos no verão, galdeirar é a palavra de ordem, temos de aproveitar :) 

As minhas desculpas por não estar a comentar os vossos cantinhos, como devia e gostaria, mas em breve isto irá melhorar :) Organização é a chave :)

Agora vamos a um franguinho que de dieta não tem nada, mas é rico em sabor :) Só tenho uma fotografia, mas julgo que chega, o que acham?



Ingredientes:

1 Frango                               

500g de Batata Palha                         

2 Cebolas                             

3 dentes de Alho

4 Ovos                                   

200g de Queijo Ralado                     

60g de Farinha                    

50gde Margarina

3 c. (sopa) de Ketchup       

1 Caldo de Galinha                              

1 folha de Louro                 

Salsa; Sal e Pimenta qb

Preparação:

Arranje o frango, corte-o em pedaços e leve-os a cozer em água com o caldo de galinha, sal e pimenta. Escorra-o, retire-lhes as peles e os ossos e desfia-os. Passe 7dl de caldo pelo passador de rede e reserve. À parte, coza os ovos durante 12m, depois descasque-os e pique-os grosseiramente.

Descasque os alhos e cebolas e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a cebola, os alhos e o louro e deixe refogar, até a cebola ficar macia.

Polvilhe com farinha, mexendo sempre, adicione depois os 7 dl do caldo de cozer o frango, aos poucos e mexendo continuamente com uma varas até obter um creme grosso.

Rectifique os temperos, junte os ovos cozidos picados, o frango, a batata palha e salsa picada a gosto e envolva. Se necessário regue com um pouco mais de caldo de cozer o frango, retire do lume, verta para um pirex, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho


Retirada da Revista Teleculinária n.1559 pag. 207

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Arroz Doce à Tia Julia do Wild

Quem disse que o arroz doce é sobremesa de inverno??? O arroz doce para mim tem de estar presente em qualquer festa, não é festa sem arroz doce :) A receita de hoje é muito comum a outras que andaram pela net, pela blogoesfera, mas não foi de lá que aprendi, foi mesmo com a minha Tia Júlia, o arroz doce dela é algo de fenomenal, nunca lhe sai mal, para além de fazer tudo a olho, mesmo quando se esquece dele ao lume não há crise, pois coloca mais leite, um pouco mais de açúcar e fica divinal :).

O meu e segundo o meu primo que por consequência é o neto da Tia :) (foi só para vos atrapalhar agora hehehe) disse uma vez: "Não é o da Avó, mas também é bom" :)





Ingredientes:

Água 2 dedo de altura no tacho +/-                
1 Pau de Canela                  
2 Tiras de casca de Limão
200g de Arroz Carolino (eu utilizo um copo de medida, que dá para duas pessoas)
1 Lt de Leite                        
10 Colheres de Sopa de Açúcar                      
Canela qb              
Sal qb
2 a 3 gemas

Preparação

Coloca-se a água, o pau de canela, as tiras de casca de Limão e uma pitada de sal num tacho, leve-se ao lume, quando começar a ferver coloque o arroz, deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a água evaporar.
Quando a água evaporar junta 0.5dl de leite e deixe cozinhar até este evaporar também, não se esqueça de mexer, para o arroz não pegar no fundo. Quando o leite tiver quase evaporado, coloque o açúcar e mexa bem.

Coloque então o restante leite no tacho e deixe cozinhar mais ao menos 5 minutos, numa taça bata as gemas com um garfo coloque o pouco do arroz doce dentro da taça das gemas e misture, depois coloque no tacho e mexa bem, apague o lume e sirva num prato grande ou então em taças individuais, polvilhe com um pouco de canela, deixe arrefecer e bom apetite.


domingo, 4 de agosto de 2013

Sopa de Couve-flor e Peru (a partir dos 5 meses)

E porque é  Domingo um dia que muitos de nós passamos em familia, que tal uma sopinha para os mais pequeninos? 



Ingredientes  (estas quantidades deu para 4 doses de 200gr de sopa)

3 Batatas
1/2 Cebola
100gr de Abóbora
1 Dente Alho
½ Couve-Flor
100g de Courgette
80gr de Peito de Peru

Preparação:

Corte os legumes, em bocadinhos pequenos, pois assim poupa no tempo de cozedura e no gás, adicione também o peito de peru, junte água até tapar os legumes, eu por norma fervo primeiro no jarro para não demorar tanto tempo a começar ferver, quando começar a ferver, baixe o lume para o mínimo e tape, mais ou menos 15 a 20 minutos (se calhar até antes, mas como é para um bebé e tem carne é melhor deixar a cozer mais um bocado.)

Quando estiver tudo bem cozido, elimine a água, deixando só os legumes e o peru na panela, com a varinha mágica, bata a sopa até ficar um creme liso. 

Coloco em tupperwares as doses que a sopa deu, na hora de servir coloque uma colher de café de azeite na sopinha e misture. 


Bom apetite para o seu bebé


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Carne Estufada com Legumes à Wild

Ai está ela a sexta feira, por esse motivo, vou partilhar com vocês uma carninha estufada que faço algumas vezes, não tem nada de extraordinário, apenas aprecio e fui dando um toque aqui e ali na receita e como fiz um dia destes, pensei, olha vou partilhar aqui com a malta e assim veio a máquina fotográfica ter comigo e já queria tirar fotografias e tudo, eu é que a mandei estar quieta, aproveitadora esta máquina hein?

Vamos lá às fotos e receita :)





Ingredientes:

750Kg de carne de vaca                    
1 cebola grande picada                     
2 cenouras
2 dentes de alho picados                  
1 raminho de salsa                             
50g de chouriço
100ml de Polpa de Tomate
2 Tomates  
1 Courgette pequena                          
2 folhas de louro                                                
Azeite qb     
Pimentão Doce qb   
Tomilho qb                             
150ml vinho branco                    
Sal grosso q.b.                                    
Água qb


Preparação:

Numa panela coloca-se o azeite, quando este estiver quente adicionamos a cebola e os alhos picados, o pimentão doce e o chouriço cortado aos cubos, deixa-se refogar.

Quando estiver refogado,  junta-se a polpa de tomate, louro e o tomilho e deixa-se refogar mais um pouco, depois coloca-se o tomate cortado em cubos, a courgette em rodelas finas, as cenouras em rodelas finas e deixa-se apanhar o gosto do refogado. 

Coloca-se então a carne, tempere-se com sal, deixamos a carne tomar um pouco de cor e vira-se, depois adiciona-se o vinho branco e deixa-se ferver um pouco, colocamos água até tapar a carne, deixa-se a estufar com a panela tapada em lime brando cerca de 40m.

Retira-se a carne da panela, elimina-se as folhas de louro e trituramos o molho. Cortamos a carne às fatias, colocamos num pirex regamos com o molho, polvilhamos com salsa picada. 

Serve-se com arroz branco ou batata cozida.