Vamos então ao strudel salgado, :) que já é a pensar no Natal, por esse motivo, escolhi o bacalhau como ingrediente principal, vamos à receita e fotos e espero que gostem:
Ingredientes:
500g de Bacalhau desfiado
1 Cebola pequena (picada)
1 Dente de Alho (picado)
100g de Caldo Verde
1 Cenoura (cortada em meias luas finas)
Metade de uma Linguiça (cortada aos cubos)
1 c. (chá) de Pimentão Doce
Azeite qb
2 Folhas de Louro
50g de Manteiga
50g de Farinha
500ml da água da cozedura do bacalhau
Sal qb
1 c. (sobremesa) Alho em pó
6 folhas de Massa Filó
Preparação:
Coza o bacalhau em água com as 2 folhas de louro. Quando estiver cozido, desfie e reserve, coe 500ml da água da cozedura do bacalhau e reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite (generoso), coloque a linguiça e o pimentão doce, deixe cozinha um pouco, adicione a cebola e o alho e deixe refogar, quando a cebola estiver transparente, coloque o caldo verde, cenoura e envolva bem e salteie, quando os legumes estiver macios, adicione o bacalhau e envolva bem.
Prepare o bechamel, num tachinho coloque a manteiga ao lume, quando estiver derretida junte a farinha e mexa com uma vara de arames, quando estiver a manteiga e a farinha bem envolvidas vá adicionando a água do bacalhau aos poucos mexendo sempre muito bem para não ficar com grumos (se por acaso ficar pode sempre passar com a varinha mágica). Quando estiver pronto adicione na frigideira e envolva bem os ingredientes todos.
Num tabuleiro que possa ir ao forno, entenda 3 folhas de Massa Filó, no centro coloque o recheio de bacalhau (tende cuidado para deixar espaço para fechar a massa), pincele com azeite à volta da massa e feche primeiro as pontas e depois as laterais, pincele a parte de cima com azeite e repita a operação. Leve os dois strudel's ao forno a 180ºC até a massa ficar douradinha, no meu caso foi +/- 8 minutos, mas depende de forno para forno.
Que maravilha Paulo! O bacalhau também esteve nas minhas cogitações, mas acabei por me decidir pela alheira. Mas não perde pela demora :) um dia destes sai um de bacalhau.
ResponderEliminarBeijinhos
Uma combinação de sabores mesmo interessante!
ResponderEliminarOlá Paulo!
ResponderEliminarHoje também se dá as boas vindas ao Natal, cá em casa. Já vem sendo uma tradição, dia 1 de Dezembro é dia de montar a árvore de Natal.
O teu Strudel só pode estar uma verdadeira delicia, quem consegue resistir a um prato que leve bacalhau?! Eu não. A tua escolha foi muito certeira.
Um abraço e uma boa semana. ;)
Muito apetecível essa fatia, um delicioso recheio e essas folhas bem crocantes, combinam na perfeição.
ResponderEliminarO espirito de Natal, também vai chegar cá a casa hoje.
Um otimo dia.
Beijinhos
Paula
Olá Paulo! Que delicia de Strudel bacalhau, nada melhor para o ínicio deste mês, para começarmos a pensar na ementa para o Natal!
ResponderEliminarBjs
Ficou lindo Paulo! E com bacalhau deve ficar uma delícia.
ResponderEliminarnossa muito apetitoso bjs Rosinha
ResponderEliminarPaulo como você sabe, adoro bacalhau e esse foi um ingrediente perfeito para seu strudel. Próximo ao Natal, já é uma ótima opção para enfeitar nossa mesa de Natal. Ficou mesmo lindo, gosto muito da massa filó, super leve. Com certeza fez sucesso em sua casa. Belo desafio. O seu piolhito vai adorar a arvore de Natal com certeza, para ele será tudo novidade e das boas hehe Bom finalzinho de domingo e ótima semana
ResponderEliminarNham, nham??? Só se for para esse delicioso strudel. Com bacalhau ,já a fazer lembrar o Natal , está com um aspeto maravilhoso.
ResponderEliminarA árvore também já está pronta,mas os feriados que este ano "arderam" , estão a fazer muita falta para as decorações de Natal.
Bjn ( dá também um bem grande ao Tomás)
Márcia
Que óptima sugestão para o Natal! Vou registar :)
ResponderEliminarBeijinhos
Comer bacalhau no Natal também é uma tradição no Brasil. Eu adoro bacalhau e adorei a combinação com o caldo verde, ficou super original e delicioso seu strudel!!
ResponderEliminarBeijinhos
O bacalhau e a alheira foram reis neste desfile de strudels. Vou ter que experimentar as duas versões!
ResponderEliminarFicou com óptimo aspecto e essa massa filo ficou bem folhadinha!
Beijinho
Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/
Essa massa ficou mesmo com bom aspecto. Já estou com fome...
ResponderEliminarUm strudel com cheirinho a Natal! deve ter ficado óptimo!
ResponderEliminarBjs
Lua
Gajo, usar o fiel amigo nas receitas é sempre uma escolha sábia e que tem sucesso garantido e tu sabes muito bem disso ! :) :)
ResponderEliminarE esse factor determinou também o delicioso sabor que esse lindo strudel encerra no seu recheio ! :)
Adorei a tua participação, amiga, obrigada por estares connosco !
Beijinhos*
Olá Paulo!
ResponderEliminarA sabedoria popular vai acolher com alegria e gulodice esta receita. O fiel amigo, é uma tradição que fazemos chegar a todo o lado e o Paulo tratou-o da melhor forma, fazer com ele o seu strudel. Ficou lindo e com essa fatia tão tentadora... palavras para quê!! Adorei
Beijinhos
Paulo,
ResponderEliminartens que me ensinar a trabalhar assim a massa filo :) ficou com umas camadas de massa estaladiças que faz inveja a um chef Michelin :)
O bacalhau é um prato que adoro de qualquer forma, por isso já me vejo de garfo e faca (não pode ser colher) aí a devorar esse strudel :)
Bjns
isabel
Olá Paulo, que belo strudel e com esse recheio certamente ficou delicioso!
ResponderEliminarParabéns pela participação!
Bjs ♥
www.viveraprendendo.com
Que belo strudel, também pensei fazer de bacalhau :-)
ResponderEliminarO salpicão de peru encontras nos hipermercados na zona dos enchidos e fiambres embalados
Bjkas
supreme
ResponderEliminarjordans
kyrie shoes
palm angels
ggdb outlet
kd shoes
jordan shoes
bape
air jordan
supreme