sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Arroz de Salsichas com Ervilhas

Eu não me queria tornar repetitivo mas é mais forte que eu :D Sexta-Feiraaaaaaaaaaaaaaaaa Yuppppiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pronto passou-me :) 

Esta semana dediquei mais a comidas reconfortantes e não podia deixar de acabar a semana com um arrozinho de salsichas que deixa o estômago aconchegado :)  Aproveito para desejar um bom fim de semana a todos :) divirtam-se.

Vamos à receita e foto:





Ingredientes:

10 Salsichas de Lata                           
400g de Arroz                     
100g de Ervilhas                  
4 Tomates
1 Cebola                                                              
2 dentes de Alho                
0.5dl de Azeite                    
Sal Qb
1 ramo de Coentros                           
1 cubo de Caldo de Carne

Preparação

Arranje e lave os tomates, faça-lhe um corte em cruz e escalde-os durante 30 segundos. Coloque-os em água fria, retire-lhe as peles, corte-os ao meio, rejeite-lhes as sementes e pique-os. Escorra as salsichas e corte-as em rodelas.

Leve ao lume um tacho com o azeite, deixe aquecer, junte a cebola e os alhos e deixe refogar até a cebola ficar macia.
Adicione depois o tomate, o raminho de coentros e o caldo de carne e deixe refogar mais um pouco até que tudo fique macio.

Acrescente 1L de água e as ervilhas, tempere com sal e pimenta, mexa e deixe ferver. Junte então as salsichas e o arroz e deixe cozinhar durante cerca de 20m, mexendo de vez em quando. Retire do lume e sirva decorado a gosto.


Retirado da Revista Teleculinária n. 1680 Pág. 28

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cupcakes de Cenoura com cobertura de Caramelo de Chocolate

Vi em tempos um estudo sobre obesidade, que fui à procura, para partilhar, pois eu tenho dormido, pouco e muito mal, o pequeno Tomás tem um dentinho a romper e quem já teve filhos deverá de saber que é uma daquelas fases :) mas enfim.. este cupcakes surgiram num dia em que tinha dormido pouquíssimo e a vontade de comer algo doce, era imensa :) vai dai saiu este cupcakes, inspirados numa receita de bolo de cenoura que vi numa revista bimby em casa de uns amigos e numa revista mulher moderna que tenho em casa, antes da receita, vejam o estudo:

Um estudo analisou a atividade cerebral de 23 pessoas, através de aparelhos de ressonância magnética, e concluiu que aquelas que tinham problemas de sono sentiam mais fome e um maior desejo de alimentos calóricos. Daí a falta de sono estar relacionada com a obesidade.
Pesquisadores norte-americanos mostraram que a privação do sono por si só tem uma ação dupla no cérebro: intensifica a resposta diante de uma comida gordurosa e prejudica a capacidade de rejeitar alimento desse tipo

O estudo publicado nos Estados Unidos explica como uma noite de sono mal dormida afeta o cérebro e aumenta o apetite das pessoas. A descoberta ajuda a explicar a relação entre uma noite de pouco sono e a preferência por alimentos calóricos. A pesquisa foi realizada na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e teve destaque nas páginas da revista Nature Communications.

De acordo com o trabalho, a privação do sono tem um efeito duplo na mente no que diz respeito ao apetite. Um deles é estimular a resposta de uma parte do cérebro que administra a motivação de o indivíduo comer diante de um alimento gorduroso – ou seja, a reação diante da ingestão de uma batata frita ou hambúrguer é mais forte quando se dorme pouco e estimula a pessoa a comer mais. Ao mesmo tempo, a falta de sono reduz a atividade do córtex frontal, parte do cérebro responsável por medir as consequências de se consumir determinado alimento e por tomar decisões de forma racional. 
Fonte: Impala.pt

Agora sim fotos e receita :) 



Ingredientes:

Para o Bolo:          

250g de Cenoura Ralada                                   
4 Ovos                                                  
110g de Óleo                      
320g De Açúcar                                                  
220g Farinha                                       
1 c. (sopa) de Fermento em Pó

Para a Cobertura:

1 Lata de Leite Condensado
50g de Chocolate para Culinária
2 C. (sopa) de Manteiga

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa taça coloque a cenoura ralada, os ovos, o óleo, o açúcar e bata cerca de 1 minuto.
Junte a farinha e o fermento e envolva bem.

Coloque umas formas de papel dentro das formas para queques, divida o preparado pelas formas e leve ao forno cerca de 20m.

Para a cobertura: Leve ao lume o leite condensado e deixe aquecer, quando estiver quente, adicione a manteiga e o chocolate partido aos bocados, quando o chocolate estiver derretido, retire e coloque numa travessa e leva a arrefecer dentro do frigorífico +/- 30m. 

Por fim coloque a cobertura por cima e bom apetite :)






terça-feira, 26 de novembro de 2013

Tirinhas de Peru com Agriões e Cenoura

Para hoje trago mais uma refeição reconfortante, uma receita agradável, e o Agrião é saudável, senão vejam:

Saiba mais sobre esta planta que ajuda a prevenir o cancro e a tratar a anemia
Originária da Europa e Ásia, esta planta é cultivada e utilizada como alimento em quase todo o mundo. Pertence à família das crucíferas, às quais também pertencem os brócolos, couves, agrião, rábano e repolho.

O efeito dos agriões, assim como do alho e dos brócolos como alimentos quimiopreventivos foi confirmado num estudo publicado em 2008 no jornal de plantas medicinais Planta Médica.

Os principais compostos responsáveis por esta acção são os isotiocianatos.

Outro estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, concluiu que em 60 pessoas (com 19 a 55 anos de idade), o consumo diário de 85g de agriões crus durante 8 semanas diminuía em 17% o número de lesões oxidativas nos glóbulos brancos. Paralelamente, a luteína e o betacaroteno aumentavam no plasma sanguíneo em 100 e 33%.

Princípios activos
Os princípios activos mais importantes são os isotiocianatos, constituintes fitoquímcos comuns em todas as plantas desta família, com uma forte acção anticancerígena. Contém também caroteno, luteína e vitamina C, com acção no sistema imunitário e no sistema circulatório, vitaminas do complexo B para tratamento de doenças do sistema nervoso, e vários minerais, entre os quais o ferro, útil na formação de hemoglobina.

Principais propriedades

É indicado na quimioprevenção (prevenção do cancro através da ingestão regular de alimentos com propriedades anticancerígenas). É antianémico, aumentando a concentração de glóbulos vermelhos e hemoglobina. E tem acção odontálgica (alivia as dores de dentes).

Outras propriedades 

Tem um efeito remineralizante, sendo um alimento utilizado em casos de convalescença ou na alimentação de desportistas ou crianças em crescimento. Favorece o crescimento do cabelo por aplicação interna e externa. É depurativo e diurético. E pode ser usado como coadjuvante no tratamento da diabetes.

Fonte: Sapo Sáude

E vamos à receita e fotos:



Ingredientes para 4 pessoas:

800g de bifinhos de peru cortados em tirinhas           
600g de cogumelos pequenos
150g de agriões                                                                 
2 Cenouras raladas
3 c. (sopa de azeite                                                            
1 dente de alho picado
200 ml de cerveja                                                              
200 ml de caldo de galinha
2 c.( chá) de farinha Maisena                                           
Sal q.b.

Preparação:

Tempere a carne com sal e pimenta. Misture bem. Dissolva a farinha Maisena num pouco de caldo.

 Num tacho, leve ao lume o azeite e o alho. Mexa e deixe aquecer. Junte a carne, mexa e deixe fritar um pouco até ganhar cor. Junte a cerveja. Tape e deixe cozinhar durante 5 minutos.

Passados os 5 minutos, junte os cogumelos, a cenoura, os agriões e o caldo de galinha.
Mexa, tape e deixe cozinhar durante 10 minutos em lume forte.

 Passados os 10 minutos, junte a farinha dissolvida no caldo. Mexa e logo que comece a borbulhar, apague o lume.

http://www.saborintenso.com/f16/tirinhas-peru-agrioes-cenoura-16753/

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Feijoada de Chocos

Depois de um fim de semana frio, não é que a semana também começa fria :D o que vale é que está sol para nos aquecer a alma :) Com estes dias frios, pedem comida mais aconchegante e uma feijoada não vai nada mal pois não?

Oa pratinhos estão no armário por cima do lava loiça, os talheres estão na primeira gaveta, ahhh e se quiserem pão está ali ao lado do frigorífico ;) 

Vamos lá às fotos e receita: 



Ingredientes:

1 kg de Choco                                     
1 Cebola                                                                              
1 Cenoura                                           
60g de Linguiça                                   
500g de Feijão Branco Cozido                         
2 dl de Vinho Branco
50g de Polpa de Tomate                   
4 medidas de Caldo Peixe                                
1 Medida de Arroz
3 Dentes de Alho                                               
Azeite, sal e coentros qb                                  
1 folha de Louro

Preparação:

Tempera-se com azeite, sal e vinho branco e reserva-se. Corta-se a linguiça em rodelas, a cenoura em meias luas finas, pica-se a cebola e laminam-se os alhos.

Num tacho, coloca-se o azeite de seguida a linguiça deixa-se refogar um pouco. Quando estiver refogado retira-se do tacho e reserva-se. Mete-se então no tacho, a cebola e o alho, mais a cenoura e deixa-se alourar. De seguida, coloca-se o louro e o choco com a marinada, mexe-se bem e de seguida a polpa de tomate, o vinho branco e 1 medida de caldo de peixe. Deixa-se cozinhar durante 20m..

Coloca-se o feijão de seguida, mexe-se bem rectifica-se o tempero. Coloca-se o chouriço que estava guardado, mexe-se novamente e apaga-se o fogão.

Num tacho, coloca-se azeite e meia cebola picada. Quando alourar, coloca-se o arroz e envolve-se, depois 2 medidas de caldo e mexe-se, rectifica-se os temperos e deixa-se cozinhar o arroz durante 15m.

Pica-se os coentros. Escorre-se o arroz e mistura-se os coentros picados.


(Retirado do Programa Clube de Cozinheiros)


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sopa de Hortaliça

Yupppiiiiii chegou. :) 

Bem como o tempo tem estado, vamos dizer frio :) e não é por isso que festejo na frase de cima,como é obvio é mesmo por causa de ser sexta feira :) como ia a dizer tendo em conta o frio acho que uma sopinha vem mesmo a calhar, ora esta sopinha é muito agradável e por isso partilho :D

Um bom fim de semana para quem me visita ;) 

Vamos à receita e fotos:



Ingredientes:

2 Cebolas             
2 dentes de Alho                
200g de Nabiça                  
200g de Feijão Verde                         
1 Chuchu
1 Alho Francês    
1 Batata                                               
1 Curgete                              
2 c.(sopa) de Azeite                           
1 Folha de Louro
1 Raminho de Hortelã

Preparação:

Pique as cebolas e os alhos finamente. Escolha e corte as nabiças em juliana muito fina. Arranje e corte finamente o feijão verde na diagonal. Corte o chuchu em cubos pequenos. Descasque e lave os restantes legumes e corte-os grosseiramente.
Leve uma penela a lume brando com o azeite, junte o alho e deixe saltear um pouco. Acrescente depois a cebola e deixe cozinhar por mais 8 minutos.

Junte os restantes legumes, excepto as nabiças, bem como o louro e a hortelã. Cubra com 1.2L de água a ferver tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante 20 minutos. Elime depois a folha de louro e o raminho de hortelã e triture com a varinha mágica até obter um creme.

Leve novamente em lume brando, junte por fim as nabiças e deixe cozer por mais 2 a 3 minutos. Sirva quente.

Retirada da Revista Saúde à Mesa n.º 78


P.S. O prato do Soneca :D

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Arroz de Peixe à La Wild

Não se assustem não é segunda feira :) por acaso hoje é quinta, mas este arrozinho de peixe estava tão bom, que tenho de partilhar :) hoje hehehehe

Vamos lá à receita e fotos :)




Ingredientes:

2 Postas de Maruca
200g de Arroz
6 Barrinhas de Delicias do Mar
1 Cenoura (cortada aos cubos)
1 Alho francês (cortado em cubos) + Reserve a parte verde
1 Cebola pequena (picada) + 1/2 cebola
2 Dentes de Alho + 1 Esmagado com casca
1 Tomate (cortado aos cubos)
3 C. (sopa) de Polpa de Tomate
1 C. (sobremesa) de Colorau
Coentros Picados
2 Folha de Louro
Azeite qb
Água de cozer o peixe qb
150ml de Vinho Branco
Sal qb

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água, com as partes verdes do alho francês, 1 folha de louro, 1/2 cebola e o dente de alhos esmagado e deixe ferver, junte as postas de Maruca e deixe cozer. 

Enquanto o peixe coza, leve um tacho ao lume com um fio de azeite e com o colorau, quando o azeite estiver quente adicione a cebola, alho, o alho francês e a folha de louro e deixe refogar um pouco, quando a cebola estiver transparente, junte o tomate, a cenoura e a polpa de tomate e envolva tudo, acrescente o vinho branco e deixe cozinhar um pouco.

Quando o peixe estiver cozido, retire-o com uma escumadeira e elimine as espinhas, mantenha a panela ao lume com a água. 

Após o refogado estar a cozinhar +/- 3 minutos adicione o arroz, deixe tomar um pouco o gosto, vá adicionando aos poucos a água da cozedura do peixe, passando por um passador de rede e deixe cozer por 8 minutos, não deixe o arroz secar, após os 8 minutos, junte o peixe, as delicias do mar cortada aos bocados, os coentros picados envolva gentilmente, não se esqueça de ir acrescentando água aos poucos. Deixe cozinhar mais 4m, findo esse tempo apague o lume, tape e deixe repousar 5 minutos. Sirva de seguida.




quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mousse de Chocolate com Café e Mascarpone

E para hoje uma guloseima :) esta vai servir para participar no passatempo da querida Isabel do Emoções à Colheradas  o passatempo é simples pois ela pede uma Sobremesa de Colher  e aqui está a minha sobremesa de colher, esta mousse é saudável e muito aromática, hummmm comeu-se que foi um mimo :)

Isabel espero que gostes :) 

Aqui vai a receita e fotos:



Ingredientes:

200g de Chocolate em tablete (com 75% de Cacau)
1 dl de Café Forte
4 Ovos 
200g de Queijo Mascarpone
80g de Açúcar

Preparação:

Parta o chocolate em pedaços, deite-o para a taça, adicione o café e coloque dentro de um tachinho com água. Leve ao lume em banho-maria até o chocolate derreter. Retire depois a taça do tacho e mexa bem o chocolate.

Misture o mascarpone com as gemas e bata bem até obter uma mistura cremosa e clara. Acrescente o chocolate frio e mexa bem.

Bata as claras em castelo, junte-lhes o açúcar aos poucos e batendo sempre até ficarem firmes e envolva-as delicadamente com o creme de chocolate. 

Distribua por taças e leve ao congelador durante 15m. Retire para o frigorífico até ao momento de servir.

Retirada da Revista Saúde à Mesa n.º92





terça-feira, 19 de novembro de 2013

Penne com Carne Picada à Wild

Esta semana predomina receitas, que por norma faço, sem seguir nenhuma receita, apenas olho para os ingredientes que tenho e vou imaginando algo. Assim surgiu esta massinha.

Penne são massas em forma de cânula de pena (canudo), servidas com um molho muito picante. Em certas regiões da Itália, no norte por exemplo, é usado um tipo de pimenta que dá a este prato um ardor forte, tornando-o, no entanto, mais saboroso.

Fonte: Wikipedia

Vamos à receita e fotos:



Ingredientes:

500g de Carne Picada
2 Cenouras raladas
1 Courgette ralada
1 Alho Francês (cortado em rodelas pequenas)
1 Cebola pequena (picada)
2 Dentes de Alho (picado)
250g de Penne
2 Tomates Picados
1 c. (sobremesa) de Colorau
1 Lata de Cogumelos laminados
Salsa picada qb
Azeite qb
150ml de Vinho branco
1 Folha de Louro
Tomilho qb
Sal qb

Preparação:

Numa wok coloque um fio de azeite, o colorau e deixe aquecer, adicione a cebola picada, o alho e o alho francês e deixe refogar, quando a cebola estiver transparente adicione os tomates e a folha de louro e deixe refogar um pouco, coloque a carne picada no wok  e vá mexendo para ela ficar bem solta, quando estiver solta, junte a cenoura e a courgette à carne, tempere com sal misture bem e adicione,  o vinho branco, deixe cozinhar em lume brando. 

Enquanto a carne cozinha lentamente, coza a massa em água temperada com sal. 

Quando a carne estiver quase cozinha, adicione os cogumelos. Quando a massa estiver cozida, retire com uma escumadeira, retirando o excesso de água e adicionando diretamente  na wok  e envolva tudo. Sirva polvilhado com um pouco de mozarella ralado :)


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Red Fish no Forno à Wild

Porque será que este peixe chama-se Red Fish, olhando para ele não me ocorre o porquê, vejo somente um peixe vermelho na travessa enfim... Há coisas que não tem lógica não é? :)

Para variar começo a semana com peixinho :) mas ele faz bem à saúde, vejam e leiam :)

Portugal é um dos países com maior consumo de peixe, especialmente de sardinha, carapau, salmão, pescada, faneca e bacalhau. O peixe é considerado um alimento de fácil digestão e rico nutricionalmente, por ser fonte de proteínas de elevado valor biológico, e rico em vitaminas do complexo B e minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio. A sua gordura é considerada de melhor qualidade que a da
carne, por ser rica em ácidos gordos insaturados e conter baixa proporção de ácidos gordos saturados.

Alguns peixes, denominados peixes gordos (sardinha, salmão, garoupa, peixe espada preto, atum), são extremamente ricos em gordura polinsaturada, especialmente os ácidos gordos ómega 3. Estes ácidos essenciais ao nosso organismo devem ser componentes fundamentais na nossa alimentação. Estudos comprovam o papel protector do ómega 3 sobre o sistema cardiovascular e cerebrovascular, o seu papel preventivo sobre doenças como cancro, aterosclerose e Alzheimer. A falta de ingestão de ómega 3, por um período prolongado de tempo, tem sido associada com atrasos no crescimento, problemas de visão e distúrbios neurológicos.

Actualmente, a recomendação nutricional para a população europeia, adulta e saudável, é o consumo de 1 a 2 porções de peixe gordo por semana. A Roda dos Alimentos, preconiza que o consumo total de carne, pescado ou ovos não deverá ser superior a 135g por dia. Devido ao seu contributo na promoção da saúde, é importante incentivar o consumo de pelo menos uma refeição diária de peixe. 

Fonte: Fileira do Pescado 

E vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

3 Rabos de Red Fish
2 Cebolas grandes (cortadas às rodelas)
3 Dentes de Alhos (laminados)
3 Tomates Maduros (cortados em juliana)
1 Alho Francês (cortado em rodelas pequenas)
2 c. (sobremesa) de Colorau
2 c. (sopa) de Polpa de Tomate
200ml de Vinho Branco
100ml de Água
Azeite qb
Salsa picada qb
Sal qb

Preparação:

Regamos um pirex com azeite, colocamos as cebolas, os alhos, o alho francês, o vinho branco, a água, o colorau, a polpa de tomate e por fim o peixe, tempera~se com sal e envolve-se o peixe nesta marinada, tape com película aderente e leva o frigorífico a marinar cerca de 30m .

Ligue o forno a 180ºC 15 minutos antes de colocar o peixe no forno. Retire do frigorífico o pirex, elimine a película aderente polvilhe o com salsa picada e leve ao forno cerca de 25m ou até o peixe estar assado retire e sirva acompanhado com batatas e brócolos cozidos, regando com o molho que fica no pirex, fica uma delicia :)




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Bolo de Iogurte com Glace de Limão

Não sei mais nenhuma música sobre a Sexta feira, mas acabo a semana com um bolinho :D o que dizem uma boa ideia? 

Este bolinho fiz para comemorar o mesversário do Tomás :D a semana passada o meu piolho fez 9 meses, como o tempo passa rápido. Este bolo fica super fofo e muito agradável. 

Um bom fim de semana para todos :)

Vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

4 Ovos                                   
150g de Açúcar Light                         
2 Iogurtes Naturais sem Açúcar                      
Raspa de Limão qb
250g de Farinha                  
1 c.(sobremesa) de Fermento em Pó            

Para a glace:

2 Claras                                  
4 c. (sopa) de Açúcar Light               
1 c. (Chá) de Sumo de Limão                           
2 c.(sopa) de Sementes de Papoila

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Unte a forma com creme vegetal e polvilhe-a com farinha. Deite os ovos para uma taça, junte o açúcar e bata bem até triplicar de volume. Adicione depois os iogurtes e raspa de limão e misture.

Acrescente por último a farinha e o fermento peneirados, misture delicadamente e deite na forma. Leve ao forno durante 30 minutos, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer completamente.

Prepare a glace: Bata as claras até ficarem em castelo, junte o açúcar e o sumo de limão, misture muito bem., adicione as sementes de papola e volte a misturar. Verta sobre o bolo, deixe secar e depois sirva decorado a gosto.


Retirada da Revista Saúde à Mesa n.º79



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Meia Desfeita de Frango

Quem me acompanha sabe que gosto de refeição práticas, pois por norma cozinho para comer no dia a seguir, vai dai volta e meia as minha fotos são tiradas dentro de um tuppeware, que é o caso desta :) 

Esta receita também pode ser boa para aproveitar os restos de frango assado por exemplo :)

Vamos à receita e fotos:



Ingredientes:

300g de Grão-de-Bico em lata                         
400g de Peito de frango Cozido ou Assado                                   
1 Cebola Picada
2 dentes de Alho picados                                 
2 dl de Azeite                                                                                       
1 folha de Louro
½ Chávena de Salsa Picada                               
1 Pitada de Colorau                                                                            
3 Ovos cozidos
Sal qb

Preparação:

Coloque num tacho a cebola, os alhos, o louro e o azeite e refogue um pouco.

Desfie o frango e adicione ao refogado. Junte o grão e o colorau, envolva bem. Tempere com sal.

Coloque numa travessa, polvilhe com salsa picada e decore com os ovos cozidos.


Retirada da Revista Continente Magazine


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pão de Iogurte

Quando em 2009 comprei esta revista da Mulher Moderna "Especial Pão" nunca pensei que fossem precisos 4 anos para me aventurar a fazer receitas dela :) este pão é delicioso, fiquei fã, fofo e muito saboroso, dava para comer sem nada, mas claro que eu experimentei com tudo :D 

Vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

25g de Fermento de Padeiro                           
1dl de Água                          
225g de Farinha Extra-Fina                              
50g de Farelo
225g de Farinha de Centeio                             
1 c. (sobremesa) de sal      
4 c. (sopa) de Açúcar Mascavado                    
3 ovos
3 Iogurtes Naturais                                             
Leite e Sementes de Sésamo qb

Preparação:

Dilua o fermento de padeiro na água. Junte 50g de farinha e deixe levedar 15m. à parte, junte o farelo, a restante farinha, a farinha de centeio, o sal e o açúcar mascavado.

Noutra tigela, misture os ovos e os iogurtes. Adicione o preparado de fermento já lêvedo e envolva o preparado de farinhas. Amasse muito bem e deixe levedar até obter o dobro do volume.

Com esta massa, faça duas bolas do tamanho que desejar e pincele-as com leite. Polvilhe-as com sementes de sésamo e deixe-as levedar por mais 25m. Ligue o forno a 190ºC. Coloque os dois pães num tabuleiro e leve-o a meio do forno, durante 30m.


Retirada da Revista Mulher Moderna (Especial Pão)



terça-feira, 12 de novembro de 2013

Hambúrgueres de Atum

Hoje trago uma refeição a repetir pois é muito agradável, tinha guardado esta receita na pastas "receitas a testar" (que por sinal são cada vez mais :) faço uma e coloco lá 4 :) já disse alguma vezes que quando visito os vossos blogs, não é só com o objetivo de comentar o que fazem, visito com o intuito de ver as vossas receitas e se agradarem vão para a bendita pasta, ora estes hambúrgueres encontrei-os num blog que gosto muito, e que já fiz várias receitas provenientes de lá, esta é mais uma receita maravilhosa. Falo do Blog Cozinhar Sem Lactose, Não conhecem passem por lá :)

Assim e sem mais demoras vamos à receita (a original podem encontrar aqui) e as fotos:



Ingredientes

Atum ao natural: 3 latas                     
Alho francês grande (só a parte branca): 1                                  
Pão ralado: 80 g
Maionese: 2 colheres de sopa         
Polpa de tomate: 1 colher de sopa                                                
Mostarda: 1/2 colher de chá
Sal: q.b.                                                  
Azeite: q.b.

Preparação

Picar o alho francês bem fino e refogá-lo numa colher de azeite em lume brando..

Entretanto, esmigalhar o atum numa tigela, acrescentar o pão ralado, a maionese, a polpa de tomate e a mostarda. Misturar bem e temperar com sal.

Juntar o alho francês e misturar bem com as mãos. Fazer pequenos hambúrgueres, dispo-los num prato e levar ao frio durante uma hora.

Passado esse tempo, dourá-los num fio de azeite.

Podem também fazer-se hambúrgueres de tamanho maior e servir em pão de azeitonas verdes, acompanhado com rodelas de tomate.


http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/01/hamburgueres-de-atum.html



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pudim de Castanhas

Ora cá estou eu, depois de uma semana sem publicar, o tempo tem sido pouco, por isso optei por parar um semaninha, de forma a puder fazer algumas coisas que tinha planeado, a começar por uma nova imagem no blog, já agora espero que gostem :) 

Bem mas hoje é segunda feira, a tradição aqui no blog dita que era dia de peixe, mas não, como hoje é dia de São Martinho elas não podiam faltar aqui no blog, mas duma forma que confesso nunca tinha ouvido falar, por esse motivo e quando vi a receita pensei, ok, tenho de fazer :D e voilá, fica muito bom. Já agora deixo aqui a curiosidade sobre o dia de S. Martinho:

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de Novembro.

Este dia é uma das celebrações que marcam o Outono.

A lenda de São Martinho conta que certo dia, um dia um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.

A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.

Provérbios de São Martinho

  • Por S. Martinho semeia fava e o linho.
  • Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
  • Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.

Vamos lá a fotos e receita (Tenho de adquiri umas forminhas pequenas para pudim :)




Ingredientes:

500g de Castanhas                              
4 Ovos                                   
100g de Açúcar Light                         
Caramelo qb
7dl de Leite                                         
Raspa de 1 Limão               
1 Pitada de Erva Doce

Preparação:

Lave as castanhas, dê-lhes um corte, coza-as em água com a erva doce, escorra-as, deixe-as amornar e retire a pele. Coloque depois num liquidificador, junte a raspa de limão, bem como os ovos e o açúcar e tritures tudo muito bem.

Leve ao lume o leite e adicione em fio ao preparado anterior. Barre pequenas formas com um pouco de caramelo e divida por elas o preparado anterior.

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC e deixe cozer, em banho maria, cerca de 35m. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e decore a gosto e sirva.

Retirada da Revista Saúde à Mesa n.º79