quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Filetes de Pescada no Forno com Puré de Cenoura À Wild

Este tempo já aborrece, frio, chuva, o nosso amigo São Pedro podia dar uns diazinhos melhores para a malta lourear a pevide. Não acham? Enfim, o tempo está maluco fazer o quê.

Fotografias no Tuppeware são sempre muito à frente, mas quando se cozinha para o dia a seguir, a vontade de tentar tirar umas bonitas fotografias, é pouca. Depois de um dia de trabalho, chegar a casa e andar na brincadeira com o pequeno Tomás, tomar um duche e ir até à cozinha fazer o almoço para o dia seguinte, quando chega a altura de fotografar a vontade já era :) mas enfim, ce la vie.

Esta é mais uma refeição simples e rica em sabor, vamos lá à receita e fotos:




Para o Puré de Cenoura




Ingredientes:

4 Batatas 
3 Cenouras Grandes
1 noz de Manteiga
50ml de Leite
Alho em Pó qb
Sal qb

Preparação:

Comece por cozer as cenouras e a batatas em água temperada com sal. Quando a cenoura e a batata estiverem cozidas, escorra e reduza a puré com a ajuda de um passe vite. Leva ao lume e acrescente a noz de manteiga, o leite e o alho pó e envolva tudo bem, rectifique o tempero. Retire do lume e sirva de imediato, ou faça como eu coloque no tuppeware.

Para os Filetes de Pescada no Forno



Ingredientes:

4 Filetes de Pescada
Azeite qb
Sumo de 1 Limão
50 ml de Vinho branco
3 dentes de Alho
Coentros picados qb
Sal qb

Preparação:

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque um fio "generoso" de azeite, acrescente o alho laminado, a seguir coloque os filetes de pescada, tempere com sal, o sumo de limão, vinho branco e os coentros, envolva tudo bem e deixe marinar um pouco. 

Ligue o forno a 180ºC e quando ele atingir a temperatura coloque o tabuleiro no forno, cerca de 20 minutos. 

Bom apetite :)

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pizza Rápida de Frango À Wild

Bem depois de duas semanas atípicas, entre o puto doente, eu doente, quando pensei ok tudo recomposto, tau fiquei doente outra vez, uma semana de baixa. Pronto mas por agora estamos todos mais recomposto.

Por agora vou agarrar o paninho do pó e o espanador e começar a limpar o pó e as teias aranhas do blog, alguém quer adotar umas aranhas?? Bolas esqueci-me da esfregona, o chão está todo sujo, agora também não vou buscar. A Pizza não é feita no chão :)

Esta pizza surgiu tipo desejo, estava eu e a Liliana a ver televisão e não é que estavam a comer pizza, pensamos olha não é nada mau, amanha para o almoço e foi :) Toca a inventar e assim foi...A massa da pizza fiz uma que tinha visto no 24Kitchen.

Vamos lá às fotos e receita:




Ingredientes:

Para a Massa:

250g de Farinha com Fermento
1 C. (sopa) de Azeite
1/2 Chávena de Água Morna
Sal qb

Para Recheio:

Polpa de Tomate qb
1 Peito de Frango Cozido
1 Lata de Macedónia de Legumes
1 Lata de Cogumelos
200g de Queijo Mozzarela Ralado
1/2 Linguiça

Preparação:

Coloque numa taça a farinha, azeite, sal e a uma parte da água e comece a envolver, vá juntando a restante água, quando estiver "pegajosa" pode começar a amassar numa bancada polvilhada com farinha. Até ela descolar das mãos, coloque numa tigela e deixe repousar.

Comece por cozer o frango em água temperada com sal, quando estiver cozido, desfie. Prepare uma folha de papel vegetal, coloque a massa em cima da mesma e estenda a massa com a ajuda de um rolo, até estar fina.

Coloque uma camada de polpa de tomate deixando uma margem de segurança, a seguir polvilhe com metade do queijo ralado, coloque o frango desfiado, a macedónia de legumes, os cogumelos, por fim polvilhe com o restante queijo ralado e coloque as rodelas de linguiça por cima.

Leve ao forno cerca de 10/15 minutos até estar douradinha.

Bom apetite!




quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Panna Cotta de Laranja com Maça Reineta Caramelizada à Wild

No sábado tinha acabado de sentar me no sofá, depois de ter estado na cozinha a fazer duas sopinhas para o piolho e uma para os pais do piolho, para além do almoço e pensei falta algo para fechar a cozinha hoje, ahhh uma sobremesa para o jantar, como o piolho estava a dormir a sesta, a televisão estava no 24 Kitchen e estava a dar o Prato do Dia com a Filipa Gomes ela estava a fazer uma Panna Cotta com molho de figos e não é que me inspirei, as ideias rolaram na minha cabeça e fui para a cozinha e com os ingredientes que tinha disponíveis saiu, esta Panna Cotta fantástica :)

Vamos às fotos e receita:



Ingredientes (para 4 tacinhas):

Para a Panna Cotta:

250ml de Natas de Soja
4 c. (sopa) de Açúcar
Raspa de meia Laranja
4 Folhas de Gelatina

Para a Cobertura

3 c. (sopa) de Açúcar Mascavado
2 Maças Reinetas
Canela qb (para polvilhar

Preparação:

Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Colocar uma tachinho ao lume e adicionar as natas, o açúcar e a raspa de laranja, quando levantar fervura, escorras as folhas de gelatina e incorpore com as natas. 

Coloque numas tacinhas e reserve no frigorífico.

Prepare a cobertura, coloque uma frigideira ao lume, adicione o açúcar mascavado e a maça reineta cortada em cubos e deixe caramelizar. Deixe arrefecer.

Divida o caramelizado pelas tacinhas, polvilhe com canela em pó. 




segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Merengue com Pêras e Chocolate

Vamos lá começar uma semana doce, o que acham :) sim porque as receitas que tenho para publicar (pelo menos por enquanto) são guloseimas :). Desde que tenho acesso ao 24Kitchen é por norma o canal de eleição, Enquanto via um dos vários programas do Jamie Oliver ele começou a fazer este merengue e comecei a pensar, olha tenho tudo :) mas depois pensei bolas mas tenho 8 claras congeladas, e a Liliana disse então fica um merengue maior, duplicas a receita e assim foi, dai as fotografias na minha tábua de cortar era o maior que tinha.

Vamos à receita e fotos:



Ingredientes:

4 Claras
200g de Açúcar Mascavado
Pitada de Sal
200g de Chocolate de Culinária
1 lata de Pera em calda
Raspa de1 Laranja
200ml de Natas
1 c. (chá) de Essência de Baunilha
1 c. (sopa) de Açúcar em Pó
Amêndoa Palitada ou Avelãs Torradas (partida em pedaços)

Preparação:

Na batedeira colocam-se 4 claras e uma pitada de sal e bate-se até duplicar. Depois acrescente pouco a pouco o açúcar mascavado em pó, sempre a bater até se tocar no merengue e esfregar 2 dedos sem sentir o açúcar.

Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e coloca-se o merengue por cima e vai ao forno a 150ºC durante 1 hora. Quando retira-se para cima de uma tábua e reserva-se.

Num tacho, coloca-se uma tablete de chocolate partida em bocados com um pouco do molho das pêras e raspa de 1 laranja, derrete-se bem e reserva-se.

Corta-se 6 pêras e quartos e reservam-se.

Numa taça, coloca-se 200ml de natas, com a essência de baunilha e o açúcar em pó, bate-se até estarem suaves e não firmes.

Começamos então a nossa montagem. Por cima do merengue, coloca-se metade das natas, depois metade do chocolate e a seguir as pêras e repete-se o processo, no fim coloca-se a amêndoa e raspa de laranja.



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sonhos de Cenoura

Está difícil voltar à rotina, depois das férias, este tempo também não ajuda, chuva, chuva, vento, o mar destrói e aterroriza, já para não falar que olhando para fora temos o Brasil com temperaturas de 50º e o Estados Unidos com -50º preocupante...

É melhor não pensar, por isso vou tentar confortar os vossos olhos, visto que já confortei a minha barriguita :) no Natal experimentei estes sonhos de cenoura, ficaram lindos e muito saborosos e muito simples de fazer que é o que se quer :) por isso vamos lá à receita e fotos (não são as melhores, mas tiradas na azafama do jantar da véspera de Natal foi o melhor que se arranjou):



Ingredientes:

1 kg de Cenouras
400g de Açúcar
400g de Farinha
4 Ovos
Raspa e Sumo de 1 Laranja (grande)
Açúcar e Canela qb para Polvilhar
Óleo qb para fritar

Preparação:

Comece por cozer a cenoura, quando estiver cozida passe por um passe vite para que fique em puré e deixe escorrer, (este processo convém ser com alguma antecedência).

Após o puré de cenoura escorrer a água em excesso, coloque no taça e junte os restantes ingredientes. Envolva bem e deixe repousar um pouco.

Com um colher de sopa como medida, vá fritando os sonhos de cenoura, quando estiver dourados retire para um travessa com papel absorvente e depois passe pela mistura de açúcar e canela. 


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Dia Um.. Na Cozinha - Bolo Rei

Feliz Ano Novooooooo, 2014 está ai :) 

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier) 




E para começar bem o Ano, nada como o desafio do Dia Um... Na Cozinha este mês deu-nos uma prenda e lançou o Tema "Iguarias de Natal" :) sendo que existe sempre um Rei na nossa mesa, falo claro do Bolo Rei, foi esta iguaria que decidi trazer para este desafio :)

A Simbologia, a lenda e a real história que envolve o Bolo Rei

Por detrás do bolo-rei está toda uma simbologia com 2000 anos de existência. De uma forma muito resumida, pode dizer-se que esta doce iguaria representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento. Assim, a côdea simboliza o ouro; as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso.

Ainda na base do imaginário, também a fava tem a sua "explicação". Reza a lenda que, quando os Reis Magos viram a estrela que anunciava o nascimento de Jesus, disputaram entre si qual dos três teria a honra de ser o primeiro a brindar o Menino. Com vista a acabar com aquela discussão, um padeiro confeccionou um bolo escondendo no seu interior uma fava. O Rei Mago a quem calhasse a fatia de bolo contendo a fava seria o primeiro a entregar o presente. O dilema ficou solucionado, embora não se saiba se foi Gaspar, Baltazar ou Belchior o feliz contemplado.

Historicamente falando, a versão é bem diferente. Os romanos usavam as favas para a prática inserida nos banquetes das Saturnais, durante os quais se procedia à eleição do Rei da Festa, também designado Rei da Fava. Este costume terá tido origem num jogo de crianças muito frequente durante aquelas celebrações e que consistia em escolher entre si um rei, tirando-o à sorte com as favas.

Este inocente jogo acabou por ser adaptado pelos adultos, que passaram a fazer uso das favas para votar nas assembleias. Dado aquele jogo infantil ser característico do mês de Dezembro, a Igreja Católica decidiu relacioná-lo com a Natividade e, depois, também com a Epifania (os dias entre 25 de Dezembro e 6 de Janeiro). Esta última data acabou por ser designada pela Igreja como Dia de Reis, altura em que algumas famílias, nomeadamente em Espanha, procuram manter a tradição, não só comendo o bolo-rei como aproveitando a ocasião para distribuir os presentes pelas crianças.

Para além desta, havia uma outra tradição, da qual poucos terão conhecimento, que afirmava que os cristãos deveriam comer 12 bolos-reis, entre o Natal e os Reis, festa que muito cedo começou a ser celebrada na corte dos reis de França. O bolo- -rei terá, aliás, surgido neste país, no tempo de Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do Dia de Reis. Com a Revolução Francesa, em 1789, a iguaria foi proibida, mas, como bom negócio que era, os pasteleiros continuaram a confeccioná-lo sob o nome de gâteau des san-cullottes.


Por cá, depois da proclamação da República, a proibição do bolo- -rei esteve também prestes a acontecer. No entanto, passado esse período negro, a história deste bolo tem sido um sucesso e todas as confeitarias e pastelarias se enchem de clientes para adquirir o rei das iguarias nesta quadra festiva.

Fonte: Diário de Noticias

 Por isso vamos arregaçar as mangas e fazê-lo para o dia de Reis, não custa nada :) ora vejam:





Ingredientes:

200g de açúcar                                   
750g de farinha                                  
30g de fermento de padeiro
225g de frutas cristalizadas           
200g frutos secos (Amêndoas, Avelãs, Pinhões e Nozes)
Raspas de laranja q.b.                      
Raspas de limão q.b.                         
150g margarina
1 colher de sobremesa de sal         
4 ovos                                                  
1 dl de Vinho do Porto
1 gema de ovo                                     
50g Açúcar em pó

Preparação:

Picar as futas cristalizadas, tendo o cuidado de guardar algumas para a decoração. Picar também os frutos secos e misturar tudo e deixar macerar com as bebidas.

Dissolver o fermento de padeiro em 1dl de água morna, juntar uma chávena de farinha, misturar tudo muito bem, de seguida tapar com um pano e deixar levedar fora do frigorífico durante 15 minutos. Bater a margarina com o açúcar, as raspas de limão e laranja, juntar os ovos batendo 1 a 1 e o fermento. 

Quando tudo estiver bem ligado adicionar o resto da farinha e o sal, amassar até que a massa fique elástica e macia, se necessário colocar mais um pouco de farinha. Juntar as frutas e misturar tudo muito bem.

Moldar a massa em forma de bola, polvilhar com farinha e tapa-a com um pano deixando levedar fora do frigorífico por 3 horas. Após a massa duplicar o volume coloque-a sobre um tabuleiro e faça um buraco redondo no meio, deixar levedar por mais 1 hora, pré aquecer o forno a 180 graus.

Pincelar o Bolo-rei com a gema de ovo e enfeitar a superfície com as frutas cristalizadas inteiras e os frutos secos. Espalhar o açúcar em pó em montinhos por cima do Bolo-rei e levar ao forno durante 35 a 45 minutos.