quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Broa de milho

Esta broa de milho já a fiz várias vezes, aliás esta receita que hoje partilho com vocês e a de Pão de Centeio que já partilhei são sem dúvida as receitas que mais faço. ambas as receitas foram retiradas de um blog que acompanho já algum tempo, falo do blog Cozinhar Sem Lactose se não conhecem façam uma visita tem lá receitinhas muito boas :)

Agora sem mais demoras vamos à receita e fotos, a ultima é para provocar os gulosos que tal como eu gostam de uma bela fatia de pão com manteiga :)



Ingredientes

250 g farinha de milho
250 g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de mel
2 saquetas de fermento para pão (cerca de 10 g)
300 ml de água tépida

Preparação:

Junta-se o fermento e o mel. Adiciona-se a água tépida e deixa-se repousar 15 minutos, tapado por um pano.

Entretanto, juntam-se as duas farinhas com o sal, envolvendo bem com uma colher de pau. Abre-se uma cova no meio. Nesta cova, verte-se a água com o fermento, que terá formado uma espuma. Cobre-se com um pouco mais de farinha de trigo e deixa-se repousar durante 15 minutos.

Bate-se então a massa durante 6 a 10 minutos em velocidade 2, até formar uma bola. Coloca-se num tabuleiro de ir ao forno, coberto com um pano húmido, e deixa-se levedar durante 2 horas.

Leva-se ao forno a 210º durante 30 minutos, findos os quais se baixa a temperatura para 150º, durante mais 15 minutos. Desliga-se o forno e deixa-se a broa a acabar de cozer durante mais 10 minutos.
Tira-se do forno e deixa-se esfriar um pouco antes de cortar.

Pode servir-se como entrada, cortada em fatias levemente torradas, com pimento grelhado, um fio de azeite e ervas.





3 comentários:

  1. Nunca foz broa de milho, a tua ficou linda e uma maravilha
    Vou levar a receita
    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Paulo, já estava com saudades do seu cantinho, e de todos os amigos. Minhas férias foram prolongadas mas valeram a pena. Passar ao lado dos filhos não tem preço. Falando em filhos, e o piolhito está muito arteiro? Já vi em fotos no face como ele cresceu. Essa petizada cresce muito rápido. Adoro broas de milho, e essa esta com um aspecto delicioso, excelente para acompanhar um café fresquinho. Gostei. Beijinhos, boa semana a si e sua familia

    ResponderEliminar