sábado, 13 de junho de 2015

Cheesecake de Banana

Depois de quase um mês sem publicar, não têm sido fácil e ainda por cima o meu pc achou que estava na hora de reformar-se e sem aviso prévio, fez só um simples puff :). 

Tenho voltado aos poucos aos cozinhados para a fotografia :) pois tenho cozinhado, mas nunca tenho tempo para tirar fotografia. Antigamente cozinhava para o próprio dia, agora estou a cozinhar para o dia seguinte e por norma acabo de fazer a comida e vai para o tupperware e para o pratinho do filhote, que anda um reguila feito :) e requer mais atenção, hehehehe já se manifesta. Hoje aprendeu uma que foi giro a primeira vez que ouvimos, mas começa a perder a piada :) é que chamei-o e a resposta dele foi:

- Não posso!

E durante a manhã, cada vez que pedia alguma coisa ("Vamos?" "Sai dai!" "Anda cá!" etc...) a resposta era sempre a mesma... tenho de aprender a não rir quando o rapaz têm estas saídas.

Mas vamos lá à receita, ando para aqui a divagar e não digo nada sobre a receita, por isso vamos lá, ontem acabou o ano letivo e com ele veio a festinha na escolinha do rapaz pequeno e por norma pedem sempre aos pais para levar alguma coisa, a mim foi uma sobremesa e pensei num cheesecake, assim que pensei vi uma publicação no Facebook do Manuel Luis Goucha e o que era perguntam vocês? (não perguntam mas não faz mal eu respondo na mesma :) era um Cheesecake, fui logo experimentar claro. Por isso sem mais demoras, aqui vai a receita e fotos do Cheesecake (a qualidade fotográfica não melhorou ainda :)



Ingredientes:

4 bananas grandes
2 colheres (sopa) rasas de manteiga sem sal
100g de Açúcar Mascavado
Sumo de Limão

200g de Queijo Creme de Cabra (ou outro a gosto)
100g de Iogurte natural de Soja (pode ser iogurte natural “normal”)
1,5 dl. de Natas de Soja (também pode ser das "normais")
120 gr. de Açúcar em pó
3 folhas de gelatina transparente
200g. Bolacha torrada (pode ser de chocolate ou outra da vossa preferência) ralada

Preparação:

Descasque as bananas e corte-as em rodelas finas. Borrife as rodelas de banana com sumo de limão. Derreta a manteiga com o açúcar mascavado, numa frigideira de fundo-anti aderente.
Junte as rodelas de banana na frigideira e deixe-as dourar bem. Retire do lume.

Numa tigela, misture em creme o queijo, o iogurte e as natas. Use uma vara de arames.
Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente. Junte o açúcar em pó e mexa bem, de modo a obter um creme bem ligado.

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Escorra-as e dissolva-as, depois, em meio decilitro de água bem quente (mas não fervente).

Junte a gelatina dissolvida ao creme de queijo. Mexa.

Coloque dentro de um copo (ou dentro de uma taça) uma camada de banana caramelizada, cubra com o creme de queijo e iogurte e leve ao frigorífico. Um pouco antes de servir, triture a bolacha e cubra o cheesecake.

http://cabaredogoucha.pt/o-meu-cheesecake-de-banana/



Uma nota final, o Cheesecake é fabuloso, mas para levar para fora, surgiu o problema de como apresenta-lo de maneira pratica, como não tive tempo de comprar outro tipo de embalagem talvez plástico, optei por levar uma bela Tarte de Coco e Kiwi  que já partilhei aqui :)

2 comentários:

  1. Sem o ver, o que eu me ri ao ler "Não posso!", faço ideia olhando para a cara do reguila! :)
    Gostei muito desta ideia... eu adoro tudo o que tenha banana! :)

    ResponderEliminar
  2. hehehe.. reguila!
    óptima sugestão que nos apresentas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar