segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Soufflé de Salmão com Legumes

A semana começa tristonha, para além de ser segunda feira, ainda temos chuva e frio, pronto, a partir de agora temos de começar a habituarmos a este maravilhoso tempo :( mas este tempo assim também pede comida mais quente, apetece ligar o forno para aquecer a cozinha hummm.

A receita que trago hoje, foi feita a pensar no meu pequenino, gosto de testar novas texturas, novos sabores, para que o pequenino aprecie todo o tipo de cozinha (para não ser igual ao pai, esquisito :) o soufflé não cresceu muito, apesar de ter ficado fofo no interior, acho que foi por ter posto as claras em castelo ainda com o preparado muito quente (estava a chegar a hora do rapaz comer).

Vamos lá à receita e fotos:




Ingredientes:

150 g de Salmão limpo
200 g de Batata
150 g de Macedónia de Legumes
2 Ovos
1 colher (sopa) de Azeite
1 dente de Alho
1/2 Cebola
1 colher (caf.) de Salsa picada
1 colher (sopa) de Queijo ralado (facultativo)

Preparação:

Coza o salmão e deixe-o arrefecer ligeiramente. Reserve  a água da sua cozedura.

Descasque as batatas e corte-as em pedacinhos. Coe a água de cozer o salmão e utilize-a para cozer as batatas e a macedónia de legumes.

Pique a cebola e o dente de alho e aloure-os no azeite aquecido. Junte o salmão desfiado, os vegetais esmagados com um garfo, e as gemas de ovo, envolva e tempere com a salsa picada.

Em separado, bata as claras em castelo e junte-as ao preparado anterior.

Disponha o soufflé em tacinhas individuais, polvilhe com o queijo ralado (se a criança apreciar) e leve ao forno aquecido a cerca de 180º C durante cerca de 10 minutos até ficarem douradinhos.


Retirada da Revista Papas & Bebés

4 comentários:

  1. Bom dia Paulo, pois aqui está demasiado quente, imagino quando chegar mesmo o verão em Janeiro. Estamos danados hehehe. Fora a falta de água que está acontecendo ultimamente em várias cidades. Vamos la ver como ficamos. Adoro souflé, os que faço nunca crescem, mas agora lendo seu texto descobri o por que. O pequeno Tomás com certeza comeu com muito gosto. Ficou lindo, saboroso e bem nutritivo. Ótima semana a você e sua família. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz tenho medo que desça .
    Este ficou perfeito e com salmão tenho que ficou uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da tua sugestão, mesmo boa para estes dias de chuva!
    Temos que gostar de tudo, sol, chuva, calor, frio... só assim o Mundo continua!

    ResponderEliminar
  4. Testei soufflé de peixe recentemente (no caso fiz de bacalhau) e confesso que fiquei fã. Esta versão com salmão deve ser deliciosa, vou colocar na minha lista para mais tarde testar :)

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar