segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aletria de Chocolate

Começo a semana com uma guloseima :) aliás, arrisco a dizer que esta semana que antecede o Natal iram aparecer por aqui guloseimas :) este é o mês da engorda, quem quiser começar a fazer dieta faça mas a partir do dia de Reis :) heheehehe

Vi esta receita na Sexta feira e pensei, olha uma maneira diferente de comer aletria, tem bom aspeto, será bom, hummm olhei para a dispensa e não é que tinha tudo, coisa estranha, como é possível eu ter leite em casa :) esta receita tirei do blog As Minhas Receitas. passei a seguir este blog desde que fiz os Scones e ainda não me desiludi com o que experimentei :) 




Ingredientes:

125g de massa de aletria
1 litro de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
casca de 1 limão
1 pau de canela
100g de açúcar
75g de chocolate de culinária
Açúcar em pó para decorar

Preparação:

Levar um tacho ao lume com o leite, o chocolate em pó, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. 

Deixar levantar fervura e juntar a massa da aletria, deixando cozinhar em lume brando até esta estar cozida.

Juntar depois o chocolate de culinária previamente partido em pedaços e mexer bem até o chocolate estar bem derretido.

Colocar a mistura numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com açúcar em pó. 


11 comentários:

  1. Começas cedo com as guloseimas, sabes que o problema não é o que a gente come do natal ao Ano Novo, pior é o que comemos, do Ano Novo ao Natal.

    Fiquei curiosa com essa aletria, deve estar bem gulosa.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Acredito que seja interessante, Paulo, mas no que toca a aletria sou muito tradicional...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Paulo,
    uma guloseima dessa eu comeria o ano inteiro e não me arrependeria, rsrs.
    A decoração ficou linda e a receita é show!

    Abçs, feliz semana junto a sua família!

    ResponderEliminar
  4. Paulo, adoro aletria, nunca provei com chocolate, ficou com um aspecto delicioso, e deve ser muito bom saborear essa delicia, tudo que leva chocolate enriquece mais ainda o prato. Gostei muito e sua arvorezinha ficou muito giro como vocês falam em Portugal heheh. Bjos boa semana

    ResponderEliminar
  5. Ai que aletria tão gulosa, Paulo! Isto não se faz :)
    Ficou com um aspecto tão bom!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olha que bela sobremesa...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  7. Paulo, tu só podes ser de outro planeta !!
    Porque, meu amigo, quem é que no seu juizo perfeito tem sempre leite em casa ?
    Hum ?
    Só uma pessoa psicologicamente esquisita, ou seja e traduzindo por miudos: tu ! lololololo

    Fora de brincadeiras, sempre fui habiutada à aletria, pois é tradição na terra da Mãe e ela sempre a fazia ! :) Gosto muito, e agora apresentas-me uma com um ingrediente que eu não gosto nada: chocolate ! ;) ;)
    Ah ! Que bom aspecto, já me lambuzava nessa travessa decorada tão nataliciamente ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  8. Paulo,

    De facto não é normal ter leite em casa. Mas ainda bem que tinhas para poderes fazer esta delícia de chocolate! Nunca tinha visto, é inovador e, sem dúvida delicioso! :)

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  9. Mas que aspecto bom!!! Tenho aletria em casa, ando pra fazer, mas acabo por andar a adiar... K parvoíce!!!
    Está mesmo apetitosa, e nunca comi de chocolate
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Não sou fã de aletria, mas de chocolate acho que era capaz de gostar

    ResponderEliminar