segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Red Fish no Forno à Wild

Porque será que este peixe chama-se Red Fish, olhando para ele não me ocorre o porquê, vejo somente um peixe vermelho na travessa enfim... Há coisas que não tem lógica não é? :)

Para variar começo a semana com peixinho :) mas ele faz bem à saúde, vejam e leiam :)

Portugal é um dos países com maior consumo de peixe, especialmente de sardinha, carapau, salmão, pescada, faneca e bacalhau. O peixe é considerado um alimento de fácil digestão e rico nutricionalmente, por ser fonte de proteínas de elevado valor biológico, e rico em vitaminas do complexo B e minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio. A sua gordura é considerada de melhor qualidade que a da
carne, por ser rica em ácidos gordos insaturados e conter baixa proporção de ácidos gordos saturados.

Alguns peixes, denominados peixes gordos (sardinha, salmão, garoupa, peixe espada preto, atum), são extremamente ricos em gordura polinsaturada, especialmente os ácidos gordos ómega 3. Estes ácidos essenciais ao nosso organismo devem ser componentes fundamentais na nossa alimentação. Estudos comprovam o papel protector do ómega 3 sobre o sistema cardiovascular e cerebrovascular, o seu papel preventivo sobre doenças como cancro, aterosclerose e Alzheimer. A falta de ingestão de ómega 3, por um período prolongado de tempo, tem sido associada com atrasos no crescimento, problemas de visão e distúrbios neurológicos.

Actualmente, a recomendação nutricional para a população europeia, adulta e saudável, é o consumo de 1 a 2 porções de peixe gordo por semana. A Roda dos Alimentos, preconiza que o consumo total de carne, pescado ou ovos não deverá ser superior a 135g por dia. Devido ao seu contributo na promoção da saúde, é importante incentivar o consumo de pelo menos uma refeição diária de peixe. 

Fonte: Fileira do Pescado 

E vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

3 Rabos de Red Fish
2 Cebolas grandes (cortadas às rodelas)
3 Dentes de Alhos (laminados)
3 Tomates Maduros (cortados em juliana)
1 Alho Francês (cortado em rodelas pequenas)
2 c. (sobremesa) de Colorau
2 c. (sopa) de Polpa de Tomate
200ml de Vinho Branco
100ml de Água
Azeite qb
Salsa picada qb
Sal qb

Preparação:

Regamos um pirex com azeite, colocamos as cebolas, os alhos, o alho francês, o vinho branco, a água, o colorau, a polpa de tomate e por fim o peixe, tempera~se com sal e envolve-se o peixe nesta marinada, tape com película aderente e leva o frigorífico a marinar cerca de 30m .

Ligue o forno a 180ºC 15 minutos antes de colocar o peixe no forno. Retire do frigorífico o pirex, elimine a película aderente polvilhe o com salsa picada e leve ao forno cerca de 25m ou até o peixe estar assado retire e sirva acompanhado com batatas e brócolos cozidos, regando com o molho que fica no pirex, fica uma delicia :)




10 comentários:

  1. Olá Paulo,
    realmente não é um peixe que faça muito, nem me lembra, mas gosto dele. Gosto imenso de peixe, qualquer um (menos lampreia, faz-me lembrar uma cobra).
    Começamos a semana com refeiçõeszinhas saudáveis para estragarmos tudo no fim de semana, não é? :)
    Se puderes participa no meu passatempo http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/2013/11/mousse-de-chocolate-para-o-1aniversario.html
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo, cheguei atrasada mas cheguei hehe. Primeiramente parabéns pelo mesniversário do pequenito Tomás, quem diria já se vão 9 meses que seu piolhito nasceu. E para comemorar, com um belo bolo. Ficou mesmo lindo. E essa refeição para começar a semana foi uma escolha mais que perfeita, pois sou super fã de peixes. Ficou um belo aspecto e já molhava um pãozinho nessa travessa. Gostei demais. Bjos, uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  3. Que apetitoso esse peixe, Paulo! Assim, até dá vontade de comer saudável! .)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Há coisas que não se percebem, mesmo... o nome deste peixe é uma dessas coisas! ;) Ficou com muito bom aspeto, adoro peixe assado no forno!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Há anos que não compro mas nem sei porquê pois gosto muito dele assim assado .
    O teu ficou uma maravilha
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  6. Pois aqui está um peixe que adoro e sabe tão bem de várias formas, ficou bem bonito e certamente uma delicia, para mim está mais que aprovado.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Paulo,

    Adoro peixe, mas red-fish... confesso que me faz engelhar o nariz...
    Mas também, a Mãe sempre o fazia cozido...
    Que raio de peixe é aquele cozido ? Não aprecio nada...
    Mas dava-lhe outra oportunidade aqui neste teu prato, pois o aspecto é excelente, acho que desse eu ia gostar muito ! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. our website m1m83h3l45 replica designer backpacks replica bags korea replica bags online shopping visit this page g5j30a1y30 replica bags for sale sites e3u64m1k39 replica louis vuitton bag replica bags toronto

    ResponderEliminar