quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pão de Iogurte

Quando em 2009 comprei esta revista da Mulher Moderna "Especial Pão" nunca pensei que fossem precisos 4 anos para me aventurar a fazer receitas dela :) este pão é delicioso, fiquei fã, fofo e muito saboroso, dava para comer sem nada, mas claro que eu experimentei com tudo :D 

Vamos lá à receita e fotos:



Ingredientes:

25g de Fermento de Padeiro                           
1dl de Água                          
225g de Farinha Extra-Fina                              
50g de Farelo
225g de Farinha de Centeio                             
1 c. (sobremesa) de sal      
4 c. (sopa) de Açúcar Mascavado                    
3 ovos
3 Iogurtes Naturais                                             
Leite e Sementes de Sésamo qb

Preparação:

Dilua o fermento de padeiro na água. Junte 50g de farinha e deixe levedar 15m. à parte, junte o farelo, a restante farinha, a farinha de centeio, o sal e o açúcar mascavado.

Noutra tigela, misture os ovos e os iogurtes. Adicione o preparado de fermento já lêvedo e envolva o preparado de farinhas. Amasse muito bem e deixe levedar até obter o dobro do volume.

Com esta massa, faça duas bolas do tamanho que desejar e pincele-as com leite. Polvilhe-as com sementes de sésamo e deixe-as levedar por mais 25m. Ligue o forno a 190ºC. Coloque os dois pães num tabuleiro e leve-o a meio do forno, durante 30m.


Retirada da Revista Mulher Moderna (Especial Pão)



14 comentários:

  1. Delicioso Paulo, e um interior bem fofo que é o que mais gosto no pão, está mesmo lindo, pois eu fiz um brioche de iogurte é uma tentação portanto imagino o quanto maravilhoso deve ser este pãozinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ser óptimo!!! E parece mesmo fofinho!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que pão com tão bom aspecto! Ficou mesmo fofo, deve ser uma delícia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Que pãozinho bom, Paulo! Para mim, é essa fatia com manteiga, se faz favor! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. oj Paulo,que delicia adoraria experimentar uma fatia bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  6. Olá, Paulo. O interior desse pão ficou óptimo. Ficou bem ao meu gosto.
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ficou um pão bem ao meu gosto.uma fatia com manteiga ia-me saber bem agora-
    bj

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de fazer pão em casa, fica muito mais saboroso, o teu está um espetaculo, vou levar a receita
    Bjka

    ResponderEliminar
  9. Paulo que belo pão, essas fatiadas com manteiguinha estão de babar. Gostei muito dessa massa, pois leva iogurte e ele tem o poder de deixar as massas leves e fofas. Levo a receita, gostei demais e deu fome, pronto, falei! Beijos
    Obs: Fiquei muito, muito feliz de saber que seu piolhito está progredindo a olhos vistos! E já esta passeando pela casa com seus primeiros passinhos. Que saudades me dá, desse tempo. Primeiros passinhos e primeiro dentinho, são boas noticias as suas. Obrigada viu? Que ele continue a cada dia melhor.

    ResponderEliminar
  10. óptimo aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    temos um grande passatempo no facebook! participa:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=705821982776483&set=a.705816672777014.1073741828.702561799769168&type=1&theater

    ResponderEliminar
  11. Seu pão está super lindo!
    O sabor fico a imaginar e babar :)
    Bjks e um ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  12. Ontem vim ver a meia desfeita e dei conta que havia um pão de iogurte que me falhou! Tu experimentaste com tudo e eu nada né! Espero que ainda haja uma broa quentinha para eu provar com mantequilla :D! Se não vai mesmo sem nada, saboroso que deve ser com esses iogurtes todos! Lá bom aspecto tem ele! :)

    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  13. Eu guardo as revistas todas, sou uma sucateira ! eh eh eh
    Adorei o teu pão, está com um aspecto perfeito, Paulo, em pouco tempo montas uma padaria ! lol
    A sério, está fantástico !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ficou com um aspecto mesmo bem apelativo...já sabes que eu adoro um bom pãozinho caseiro!!!
    O que eu também adorei foi a tua casa toda bem arrumadinha...está com tudo novo muito bonito, Parabéns;

    Beijinhos;

    ResponderEliminar