quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Lasanha de Peru e Requeijão

Vamos a um pouco de história :) calma calma não fujam é mais uma curiosidade, sobre Lasanha :)

A palavra lasanha provém da grega "lasanon" que significa pote de quarto. O termo foi depois emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.

Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.


A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluía tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

Fonte: Wikipédia

Esta receita vi num blog que muitos de vocês que gostam de culinária devem conhecer Alquimia dos Tachos  juntei apenas um ingrediente e substitui outro, achei quando olhava para a carne que lhe faltava algo, assim pensei em por um brócolos picados :) o queijo fresco ralado, substitui por queijo mozzarella ralado :). A receita original podem encontrar clicando aqui: 

Vamos à receita e fotos, com uma toalha que parece mesmo o sitio onde eu corto o pão :) e a outra parece que foi tirada dentro de um tupperware coisa estranha :) 



 Ingredientes:
 
2 dentes de Alho
1 cebola picada
1 embalagem de massa Lasanha 
1 Lata de cogumelos
500 gr de carne de peru picada 
1 ramo de tomilho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 tomate maduro sem pele e sementes (em pedaços)
1 requeijão
100g de Queijo Mozzarella raldao
1 Raminho de Brócolos

Molho Bechamel: 

½ lt de leite
Sal q.b.
1,5 colher de sopa de farinha
100 gr de manteiga

Preparação:

Molho Bechamel: Aqueça meio litro de leite numa panela. Quando estiver a ferver acrescente um pouco de sal, noz moscada e pimenta. Numa frigideira derreta a manteiga e incorpore-a com a farinha para evitar que o béchamel fique com grumos. Junte o preparado ao leite fervido e mexa com uma vara de arames. Quando o molho voltar a ferver vai engrossar. Retire do lume.

Recheio: Num tacho com azeite refogue a cebola e o alho picados, durante alguns segundos. Quando o preparado estiver envolvido junte a carne, tempere com sal, envolva e deixe fritar bem.

Pique a carne com uma colher enquanto frita, para que não cole. Quando a carne começar a ficar dourada, junte os cogumelos e um ramo de tomilho. Acrescente a polpa de tomate e o tomate triturado. Acrescente os brócolos picados deixe guisar em lume brando cerca de 20 minutos. Desligue o lume e reserve.

Disponha o preparado em camadas pela seguinte ordem: molho béchamel, massa de lasanha, molho de bolonhesa, requeijão, massa de lasanha e volte a repetir o processo até terminar com uma camada de béchamel. No final, cubra a lasanha com o queijo Mozzarella ralado e leve ao forno pré aquecido a 200ºC, durante 20 minutos (ou até que esteja gratinado).

http://alquimiadostachos.blogspot.pt/2011/03/lasanha-de-peru-e-requeijao.html


13 comentários:

  1. Já fiz algo de género e gostei mto do resultado!! Tá com um aspecto mesmo bom :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá paulo,
    uma combinação diferente mas que já me abriu o apetite, adoro queijo está fantástica e com uma cor bonita, tenho que experimentar esta sugestão.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Que lasanha apetitosa!
    Passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-lacticinios-paiva.html

    ResponderEliminar
  4. Paulo gosto muito de lasanha, eu creio que isso é coisa que vem dos meus avós paternos que eram italianos, então, não tem como não apreciar uma bela lasanha e a sua com o toque de cogumelos e brócolis ficou mais apetitosa ainda. Gostei muito. Ficou linda. Gostei de saber um pouco mais da história da lasanha. Bjos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro lasanha caseira! Nunca fiz com peru, só com frango e com molho de ricotta :)
    A tua ficou com óptimo aspecto, fiquei cheia de vontade de voltar a fazer!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Adoro lasanha e de peru nunca fiz.
    Essa ficou com muito bom aspecto
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. lasanha e tudo de bom e essa está bem apetitosa bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto! Lasanha é sempre um sucesso e com este ingredientes deve ficar uma delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olha, desconhecia a origem da palavra e gostei de saber! Agora, o que eu gostava mesmo, mesmo, era dessa lasanha para o meu almoço... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que belo aspeto, deve ser deliciosa!
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  11. Mais um aulinha ondes sempre eu aprendo e gosto tanto disso ! :)
    E quem é que não gosta de aprender sobre lasanha ?
    Estou sempre pronta: para aprender e para comer ! eh eh eh
    Está com um aspecto formidável e umas cores lindas !:)

    Beijinhos **

    ResponderEliminar