terça-feira, 15 de outubro de 2013

E Porque não é só de culinária que se fala aqui...

A semana passada foi uma semana de loucos, e vou partilhar a história, porque não é só de culinária que aqui se fala, por vezes nos blogs também contamos um pouco das nossas vidas, passando à frente, o Tomás já conta com 8 mesitos e 1 semana e no passado sábado começou a usar o capacete pediátrico para corrigir uma plágiocefalia posicional muito acentuada, ora e agora vocês perguntam "mas isto não é um blog de culinária?" ai esperem não era essa a pergunta que queriam fazer :) pois se leram até aqui é porque o que escrevo está a interessar, assim a vossa pergunta é "O que é Plágiocefalia Posicional?"

A plagiocefalia posicional é uma deformidade craniana consistindo em um achatamento de uma parte de trás da cabeça, geralmente do lado direito e mais comum nos meninos que nas meninas, que podem ser acompanhadas por um deslocamento do mesmo lado da cabeça para a frente.

A frente do mesmo lado pode ser avançada, o olho pode ser mais aberto e a orelha geralmente move-se para a frente quando comparada com o outro lado. Em casos graves, a assimetria dos eixos da cabeça é maior do que 20 milímetros.



A grande maioria dos bebés com plagiocefalia têm como causas um torcicolo muscular que o força dormir do lado contrário.

Se as causas, como um torcicolo persistente, não são tratadas adequadamente, podem causar assimetrias do rosto (basicamente uma obliquidade da linha média), durante os primeiros anos. Se a correção ortopédica da deformidade não é feita antes dos primeiros seis meses de vida, a deformidade pode persistir até a idade adulta.

Estudos científicos retrospectivos e prospectivos indicam que plagiocefalia causa problemas funcionais em 40% dos doentes, e problemas de fala em 25% dos afetados até aos 3 anos.
Tratar ou não tratar a plagiocefalia é uma decisão que os pais devem tomar com base nessas certezas.


Uma das soluções para a correcção destes casos é o Capacete pediátrico (fotos abaixo), o problema deste tratamento é que não está ao alcance de todos, pois não tem qualquer tipo de ajuda e no caso do capacete do Tomás custou 800€ uma pequena fortuna, mas tudo em prol dele, nós pelos nossos filhos fazemos sempre um esforço suplementar não é?




Com isto pretendo apenas chamar a atenção, para futuros pais, tais como nós que seguimos as indicações que nos foram dadas, na maternidade, no posto médico e pela pediatra do Tomás, para colocarmos o bebé de barriga para cima a dormir, o problema a meu ver, foi a falta de informação prestada, nós claro que tentávamos que ele não tivesse sempre na mesma posição, mas ele acabava por girar para onde se sentia confortável. Acabamos por facilitar, não estávamos a par das consequências, e os mais antigos, diziam sempre que isso ia ao sitio, pois... por este motivo optei por partilhar esta situação aqui no blog,  

Por agora o Tomás vai andar com o seu capacete 23 horas por dia e em principio 3 a 4 meses, mas daqui a dois meses é avaliado, para ver  evolução o Neurocirurgião acha que vai corrigir na totalidade e visto que no Hospital de Santa Maria toda a gente diz que o Dr. José Miguéns diz é verdade, vou acreditar nas enfermeiras :) 

Depois conto-vos a evolução.


21 comentários:

  1. Olá, espero que realmente tudo corra bem com o pequeno Tomás, obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Espero do fundo do coração que tudo corra como vocês desejam :)

    ResponderEliminar
  3. Acho que também é importante partilhar estas situações porque pode sempre ajudar-se alguém do outro lado! Espero que corra tudo bem com o pequeno

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo,

    acho bem mais importante estas informações que qualquer receita é verdade que este espaço é de receitas de culinária mas situações devem ser sempre mencionadas, obrigada por esta informação e desejo que tudo corra bem com o Tomás.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Paulo, que querido, o Tomás! Vai corrigir de certeza! Espero que o uso do capacete não seja incómodo para ele... Muitas felicidades para vocês e para ele!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Acho que fizeste muito bem em partilhar esta situação! Espero que corra tudo bem com o Tomás :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Olá Paulo!
    Desejo que o Tomás seja muito feliz, logo ele estará 100% bom, tudo na
    vida tem jeito.

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulo
    Por acaso já conhecia este problema pois o bebé de uma colega minha também usou o capacete, felizmente corrigiu o problema dele e o mesmo vai acontecer com o teu Tomás
    Beijokas e pensamento positivo :-)

    ResponderEliminar
  9. Olá Paulo,

    esta informação é sem dúvida muito útil pois eu própria desconhecia este tipo de problema e os custos que acarreta mas como tu bem dizes, por um filho movemos o céu e a terra! Tenho a esperança que o meu sobrinho emprestado vai recuperar a 100% e agora já sabes, nada de facilitar!!
    Aproveito para te pedir uma fatia do bolo da publicação anterior pois está com óptimo aspecto e sabendo que a receita é da Maria, então é sucesso na certa :)))

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esse problema, mas espero que tenhas muita força e vais ver que corre tudo bem :)
    Acho que estes espaços têm se ser para isso mesmo, informar quem tem desconhecimento pois nunca se sabe!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá Paulo,tenho certeza que o Tomás ficara bom com a Graça de Deus bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  12. Espero que o Tomás recupere na totalidade o mais breve possível!!! Um beijinho para todos

    ResponderEliminar
  13. Paulinho meu amigo...

    Pensamento positivo e o Tomas vai ficar bem e despedaçar coraçoes das gatinhas como ja despedaçou o meu... eu sei e concordo ctg qdo dizes que pelos filhos movemos ceus e terra... eu tb movi ... no fim tudo é recompensado com um sorriso mais lindo do mundo... Força aí e ja sabes se precisares de alguma coisa sabes onde tou!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  14. É muito importante esta partilha de informação! Desejo que tudo corra pelo melhor e que o Tomas fique bem.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Olá Paulo, muito linda sua iniciativa em dividir essas informações com o maior número de pessoas para prevenir que outros bebês sofram desse problema. O filho do meu sobrinho teve plagiocefalia, e hoje ja com 2 anos e meio, esta ótimo. Na época o pediatra dizia que é mesmo nesse período dos dos 4 aos 14 meses de idade que ainda é possível corrigir ou direcionar o crescimento craniano para que volte à normalidade. O objetivo era oferecer novos estímulos para que a criança olhe em diferentes posições.O maior problema era mesmo na hora de dormir, pois ele acabava se virando, mas aos poucos, e com insistência, vocês vão conseguir acostumá-lo Esse capacete foi ótimo para a recuperação dele, que se adaptou rapidinho. Vá nos informando no futuro como está indo a evolução. Com toda certeza em pouco tempo vc nos trará boas noticias do pequenino Tomás. O amor por um filho a depender por nós, faz muitos milagres. E assim será. Bjos

    ResponderEliminar
  16. Paulo,

    Estando a par dessa situação, já sabes que desejo tudo de bom (o melhor) para o piolhito (como gosto de o chamar) e que tudo corra bem com ele.
    Sei das dificuldades e, ainda por cima, das contrariedades pois a Vida não está fácil e tudo o que diz respeito à saude é caríssimo e leva-nos o orçamento.
    Mas por eles: TUDO !
    Por isso, os meus votos é para que o Tomás fique bem e depressa ! :)

    Um grande beijinho para todos !*

    ResponderEliminar
  17. Paulo: pelos nossos filhos fazemos tudo e tens de acreditar que o Tomás vai ficar melhor. Ele é um menino lindo,saudável e alegre. Como já tive oportunidade de te dizer, vai ser pior para os pais do que para ele. Uns meses passam rápido,vais ver.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Olá Paulo,

    Primeiro quero agradecer o comentário que deixou no foodwithameaning.

    Segundo,quero mostrar solidariedade para com o problema do filhote. Senti na pele há cerca de 12 anos o que foi diagnosticarem ao meu filho de 9 meses o mesmo problema. Na altura não existia a técnica do capacete em Portugal e ele teve mesmo de ser operado pouco antes de fazer 12 meses de idade. Ficámos com o coração apertado e pensámos porque nos foi acontecer a nós ( o que é facto é que 1 em cada 3000 bebés que nascem desenvolvem este problema) No caso do meu Tomás ( curioso, por terem o mesmo nome) o problema foi resolvido no hospital Egas Moniz por uma equipa de cirurgiões fenomenais. Deslocámo-nos dos Açores, onde moramos, e ficámos em Lisboa cerca de um mês até que pudessemos regressar. A craniocinestose occipital direita que lhe foi diagnosticada foi corrigida com a cirurgia pois os médicos utilizaram cultura óssea do lado esquerdo para aplicarem no direito. O tempo de internamento foi o que mais custou, apesar de ter sido apenas de 10 dias. Ao bebé talvez custou pouco porque eu estava sempre com ele, mas para mim foi um martírio diário pois assistimos a tanta coisa numa ala de neurocirurgia... O que importa é que tudo correu bem e hoje o Tomás não tem sequelas nenhumas (falou tarde é verdade, como menciona acima) mas é um aluno brilhante. Hoje, as técnicas mudaram e com certeza o capacete vai tornar o seu Tomás num super-rapazinho como o meu.
    Desculpe-me o desabafo e por me ter alongado. Quando se trata dos nossos filhos movemos montanhas.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  19. Um abraço amigo Paulo para ti e para a L., muita força para o vosso menino e para vocês.
    Vai decerto corrigir e ficará ainda mais lindo, esse menino fôfinho das titis.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Desejo que tudo corra bem com o menino e com vocês. Um abraço e apesar de ser a primeira vez que passo por aqui já fiquei comovida. Muita força!
    Ana

    ResponderEliminar
  21. Só mais um problema que irão ultrapassar como o Outro que fizeram para o terem convosco! Deus está sempre a ajudar-nos, só é preciso confiança. Bjos e tudo de BOM para vocês. Pilar

    ResponderEliminar