segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Salsichas Fresca com Legumes

Voltei, as férias passam a correr não acham? Eu acho que estou com o síndrome pós férias, irritado e cansado :) oh pá... Enfim, vamos para a frente é que é caminho, quando chegar a sexta feira eu já melhoro :)

Para começar esta rentrée começo logo com uma receita para ir a uma festa, de uma pessoa que estimo muito, uma lady esta festa é na Oficina da Papitas que desafia a malta levar um presente ou seja uma receita simples e rápida para os fifis dela (é giro eu chama-los de fifis, tendo eu quase a mesma idade que eles :) Presumo que já conhecem a Maria, caso não conhecem passem lá pelo blog dela a Oficina da Papitas, tem receitas simples para todos e é um doce de pessoa. 

Esta receita que levo de presente tirei a ideia do programa Clube Cozinheiros, a receita original tem outros legumes mas eu preferi outros, a receita parece complexa, mas é simples de preparar, podendo trocar os legumes, com outros que apreciem mais. O molho de tomate se preferirem podem já comprar feito. Eu fiz tudo de raiz e levei perto de 45m a fazer esta receita, ficou divinal, ficou super aprovada, tendo em conta que fomos 7 pessoas :) ahhh para além disso é uma receita que rende. Acompanhada com um Arroz Branco fica 5 estrelas. Estrondoso. 

Agora sem mais demora vamos à receita e fotos (Maria espero que gostes):



Ingredientes:

½ Couve Lombarda                            
2 Cenouras Grandes                                          
1 Courgette                          
½ Alho Francês
5 Tomates maduros                           
2 dentes de Alho                                                
1 Cebola                                              
Manjericão qb
3 c. (sopa) de Ketchup                      
8 Salsichas Frescas de Aves                              
Azeite qb                              
Coentros qb
½ Broa de Milho                                  
Sal qb

Preparação:

Começamos por preparar os legumes, corta-se a couve lombarda em juliana, rala-se as cenouras, corta-se a courgette ao meio e depois em rodelas finas, o alho francês corta-se ao meio e também às rodelas finas e reserva-se. Por norma cozo sempre um pouco a couve lombarda para ficar mais macia.

Preparamos o molho de tomate, eliminamos a pele e sementes, lamina-se o alho, corta-se a cebola às rodelas e pica-se o manjericão. Coloca-se um tacho ao lume com azeite, quando este estiver quente, juntamos o alho e a cebola e deixa-se refogar. Quando estiver refogado, junta-se o tomate e um pouco de água não muita, tempera-se com um pouco de sal e deixa-se levantar fervura, depois adiciona-se o ketchup e o manjericão e deixa-se cozinhar. Assim que estiver cozinhado retira-se do lume e tritura-se com a varinha mágica.

Coloca-se então uma frigideira ao lume com um fio de azeite, colocamos as salsichas e deixamo-las “fritar” um pouco, até estarem bem douradinhas. Retira-se as salsichas e deixa-se a escorrer num prato com um pouco de papel de cozinha, para puder absorver o excesso de gordura. Após isso corta-se as salsichas em 3 partes.

Na mesma frigideira e aproveitando a gordura adicionamos os legumes reservados (couve lombarda, cenoura, courgette, alho francês) e salteamos os legumes, com um pouco de sal, quando estiverem macios, retiram-se do lume.

Agora a broa, cortamos às fatias e depois elimina-se a côdea, corta-se o miolo aos cubos e colocamos numa picadora, junta-se os coentros e um fio de azeite e pica-se tudo.


Num pirex coloca-se os legumes, as salsichas cortadas e rega-se com molho de tomate. Coloca-se o preparado da broa por cima e leva-se ao forno a tostar (+/- 200ºC)




13 comentários:

  1. Ora seja bem "retornado"! :D
    Este prato de legumes e salsichas está com um aspeto delicioso, Paulo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Esta refeição é perfeita para mim :)
    Adoro!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu já tinha visto a foto e achei que tinha muito bom aspecto, agora que sei o que é, ainda me parece mais guloso! Que bom, salsichas frescas!!
    E descascar legumes e outras coisas é uma coisa que fazemos para muitos pratos, por isso não me parece nada difícil!
    Os fifis da Maria (olha eu, que sou muito mais nova que eles, a dizer isto :) vão gostar!

    Ainda bem que voltaste, sei que é difícil, mas tínhamos saudades!
    Beijinho,
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo,

    como eu te entendo em relação às férias, mas irritada não estou:)
    Uma sugestão perfeita para depois de férias, com ingredientes simples e com a broa no topo deve ficar tipo crumble, eh, eh.
    Bom regresso...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo com bom aspecto.... vai fazer um sucesso na festa da Maria!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Tirar férias é muito bom, estou precisando tirar tbm.
    Amei a sua receita, belos ingredientes!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Aqui está a receita surpresa. Só legumes, salsicha e arroz, e fica deliciosa e muito versátil, ao gosto de cada um.

    Regressas logo para a festa, que bom.

    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Espero que as férias tenham sido boas!! E óptima refeição nos trazes! Salsichas com legumes é uma refeição bem simples de preparar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Muito boa mesmo. É daquelas refeições que os fifis gostam porque dá para fazer e rende para mais umas 2 ou 3 o que significa que ficam com direito a folga enquanto durar. Os ingredientes são muito bom, um aspecto mesmo apetitoso e a broa em modo de crumble dá-lhe um toque final mesmo gourmet.
    Acertaste no alvo, amiguinho. Muito obrigada, estou mesmo encantada.
    Ah, e finalmente, o ingrediente secreto pôs-se a descoberto ;)
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Férias são sempre bem vindas não é Paulo, se está irritado acho que as férias não foram suficientes hehehe. Aliás as férias nunca nos são suficientes, passam muito rápido. E chegastes com tudo, adoro salsichas e adoro legumes, essa receita ficou espetacular, esse molhinho está apetitoso demais. Gostei muito. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  11. Paulo :)

    Junto-me a ti na neura !
    Que coisa, as férias deveriam ser 6 meses, sem dúvida ! lol

    Bela refeição para os filhos da Maria, muito bom aspecto e sem dúvida uma delicia !

    Beijinhos *

    ResponderEliminar