quarta-feira, 3 de julho de 2013

Penne Integral com Salmão e Nozes

Hoje a minha receita é para participar no passatempo do Blog Cozinhar Sem Lactose que desafiou a "malta" a confecionar uma receita sem lactose, com o desafio de utilizar o ingrediente que ela não tenha utilizado ainda, eu olhei para a zona das massas e reparei que ela só tinha feito um pratinho e assim que bati os olhos nesta receita, pensei boa é mesmo esta :) curiosamente ou se calhar não, encontrei o Penne Integral na área de saúde onde estavam os produtos sem lactose. 

Vou aproveitar esta minha participação para falar um bocadinho da lactose, é sempre bom sabermos mais :) ora eu também tenho uma certa intolerância à lactose digo uma certa pois existem vários níveis de intolerância, como vai explicar o artigo que vou colocar aqui. O leite que eu consumo diariamente é o leite sem lactose da Mimosa, tal como os iogurtes que são ou mimosa ou nutregi, recentemente encontrei queijo fresco sem lactose que não me lembro da marca, mas sei que os lacticínios do Paiva também tem, as natas que uso são de soja. Mas por vezes consumo artigos com lactose, que se não for em excesso o meu organismos tolera, agora se beber por exemplo um copo de leite normal, uiiii.

Aqui fica o artigo que retirei do site semlactose.com:


O QUE É INTOLERÂNCIA À LACTOSE?  
  
 Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações têm uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que inicia-se após os primeiros anos de vida

. O QUE É LACTOSE E LACTASE?

A Lactose é o açucar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, tranforma-se em dois monosacarídeos: glucose e galactose. Estes carbohidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. No entanto, a falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. Ela é fermentada por bactérias causando gases e sintomas típicos de indigestão.

QUAL É O TEOR DE LACTOSE EM UM COPO DE LEITE?

O leite de vaca, assim como todos os outros leites de origem animal, contém em média 5 gramas de lactose por cada 100 ml de leite. Assim, um copo de leite (250 ml) contém 12,5 g de lactose. O leite humano é o mais rico em lactose. Ele contém cerca de 7g de lactose por cada 100ml.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Os sintomas mais comuns são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.

COMO SABER SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA À LACTOSE?

Em primeiro lugar é muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afetar o seu nível de intolerância.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE EXAMES EXISTENTES?

1. Tolerância à lactose: a lactose depois de digerida produz duas moléculas: a glicose e a galactose. Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose e durante duas horas obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose não é quebrada, o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Este exame não é indicado para crianças pequenas.

2. Hidrogênio exalado: (em inglês, Hidrogen Breath Test). Este exame mede a quantidade de hidrogênio exalado, que em situações normais é bem pequena. O quadro é diferente quando as bactérias do intestino grosso fermentam a lactose (que não foi digerida) e produzem vários gases, incluindo o hidrogênio, que por sua vez é absorvido e ao chegar aos pulmões e é exalado. Para fazer o exame, o paciente ingere uma solução de lactose e o hidrogênio expirado é medido em intervalos regulares. Níveis elevados de hidrogênio indicam uma digestão inadequada da lactose.

3. Deposição de ácidos : trata-se de um exame indicado tanto para crianças pequenas como para crianças maiores. A lactose não digerida é fermentada pelas bactérias do intestino grosso e produzem ácido láctico e ácidos graxos de cadeias curtas e ambos podem ser detectados em uma amostra de deposição.

4. Exame Genético: este é um exame novo, que promete ser a melhor forma de diagnosticar a intolerância à lactose pois é rápido e não produz sintomas desagradáveis como no caso do exame de ingestão de lactose. Neste exame o paciente retira uma pequena amostra de sangue e seu DNA é estudado para verificar se há mutação em relação à produção da enzima lactase. O resultado sai em 5 dias.

COMO TRATAR A INTOLERÂNCIA À LACTOSE

 Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Muitas pessoas com IL conseguem ingerir leites deslactosados e outros produtos com baixo teor de lactose sem sentir os sintomas da intolerância à lactose. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas. Uma outra opção bastante comum é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar que auxilia na digestão da lactose.

REPOSIÇÃO DE CÁLCIO


 Uma das maiores preocupações para pessoas com intolerância à lactose é adotar uma dieta que suplemente os nutrientes encontrados no leite, principalmente o cálcio. Cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados. Por esta razão, é importante, na medida do possível, manter uma dieta com ingestão de pelo menos alguns produtos lácteos, mantendo uma quantidade que seja bem tolerada pelo seu organismo. Além disso, é importante a orientação de um nutricionista para auxiliá-lo na readequação de seus hábitos alimentares.

Posto isto aqui vai a receita e fotos:



Ingredientes:

3 Lombos de Salmão                          
sal qb                                     
2 c. (sopa) de Azeite                         
200g de Tomate-Cereja
2 dentes de Alho                
½ Limão (sumo)                   
250g de Massa Penne Integral         
1 ramo Manjericão
20 metades de Noz

Preparação:

Coza o salmão em água fervente temperada com sal, por dez minutos. Retire do calor, escorra e corte-o em cubos. Leve-os  ao lume com o azeite, juntamente com o tomate cereja e os alhos picados. Deixe corar e regue com o sumo de limão.

Entretanto, coza a massa penne em água fervente temperada com sal, por oito minutos. Retire do calor, escorra, coloque em pratos de servir.

Acrescente o salmão com os temperos e incorpore o manjericão, grosseiramente picado.

Polvilhe com o miolo de noz e envolva bem. Sirva de seguida.      
         
Receita retirada da Cozinha Saudável & Vegetariana



16 comentários:

  1. Olá...
    Que belo aspecto :)...
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Hmmmmm, que bela massinha! É verdade que só tenho no blogue uma única e solitária receita de massa! :-) Obrigada pela tua participação!

    ResponderEliminar
  3. Hummmmm assim eu ainda me deixaria tentar sim... uma massinha assim deliciosa e saborosa e com o salmao... sim sim, so tiraria as nozes que num sou grande amante dessas meninas... e tenho uma nogueira enorme no quintal... pode???

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste prato, Paulo! Simples e saudável :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ai Paulo que prato tão simples mas com um aspecto fantástico, adoro massa, e então nozes? Não resisto não mesmo, ficou com tão bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Os pratos de massa são muito apreciados cá em casa! Achei a introdução das nozes muito boa!
    Boa sorte para o passatempo!

    ResponderEliminar
  7. Bela pasta, apetitosa e saudavel.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Paulo aqui em casa todos somos fãs de massas, com molho, ou sem, com recheios ou não, e se a massa leva peixe a alegria é geral, ficou bem apetitosa sua massa, e a noz fez toda a diferença garantindo uma deliciosa crocância. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ai que delícia Paulo! Adoro uma massa!!! Hummmm...
    Foi um grande prazer conhecer o seu blog, gostaria de fazer uma parceria com você, vamos? Para que cada um divulgue o blog do outro em sua página, para mim seria um prazer tê-lo na minha.
    :D
    Um ótimo dia!
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Que bela participação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Adorei, Paulo! um prato de massa bem saudável!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Paulo, gostei muito do que trouxeste, sobre a intolerância à lactose, bem como da sugestão!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Olá Paulo,

    Obrigada pelo útil artigo, desconhecia algumas das informações ! :)

    Adorei a tua massa, está um apetite e como adoro salmão, esse prato faria as minhas delicias ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. receitas de massa simples e saudáveis como esta abundam tb na minha cozinha :)

    ResponderEliminar
  15. Parabéns, belo prato. Daqui do Brasil te saúdo! Neiva Almeida.

    ResponderEliminar