quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bolachas de Avelãs

Chegamos a meio da semana, já estão farto de bolachas?? Ainda não fixe pois para além destas ainda faltam mais duas receitas de bolachinhas hehehe, mas hoje trago mais uma curiosidade, neste caso sobre este fruto maravilhoso que é a avelã (isto é segredo eu não sabia que eram um fruto descobrir hoje porque fui à procura :) Bora lá então:

A avelã é uma fruta considerada exótica, nascida da aveleira, ela é originária da América do Norte.

Esta fruta é relativamente arredondada, tem a consistência da madeira, a casca bem sólida, e é circundada por um revestimento de folhas. A aveleira, de onde ela se origina, apresenta o tamanho de um arbusto; suas folhas têm a forma ovalada e são transitórias; as flores são desprovidas de invólucro externo, as folhas que as revestem são constituídas por quatro a oito órgãos sexuais masculinos, conhecidos como estames, e suas inflorescências são repletas de órgãos femininos, denominados pistilos.

Dentro do fruto está a semente, que é a parte consumível, de paladar um tanto doce e oleaginoso. Ela é composta de vários nutrientes, entre eles uma percentagem de Água, 17,4g de Proteínas, 62,6g de Gordura, 7,2g de Hidratos de Carbono, 1,3g de Minerais, 3,17g de Celulose, 0,460 mg de Vitamina B1, 0,265 mg de Caroteno, 6,0 mg de Vitamina C, 682 kcal de Calorias.

Seu alto teor de gorduras permite que ela seja destinada, como substância oleaginosa, com propósitos de industrialização e de alimentação. A aveleira sobrevive eficazmente nas temperaturas muito baixas, mas no período de desenvolvimento das flores  devem-se evitar regiões com -10ºC. Este arbusto deve ser disseminado através de sementes de vara de videira, fixadas na terra para criar raízes, ou por renovos que aparecem nos troncos.

A avelã é digerida naturalmente, crua, embora deva ser bem triturada pelos dentes. Ela também é utilizada para fins gastronómicos  principalmente em doces, particularmente acrescentada ao chocolate, tornando-se, desta forma, bem saborosa; mas também em leites, manteigas, pastas de frutas, pastéis, biscoitos, entre outros produtos.

Esta fruta é tão rica em proteínas e gorduras que o consumo de 15 a 20 avelãs pode ocupar o espaço de uma refeição integral, embora esta troca não seja recomendada. Se forem raladas, trituradas ou moídas, podem ser mais aproveitadas, pois assim cumprem uma tarefa significativa no âmbito da nutrição, especialmente na dieta de diabéticos e de pessoas que querem emagrecer, sempre sob a orientação de um nutricionista.

Como a avelã traz em si igualmente a vitamina B9 ou ácido fólico, ela é prescrita para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e nas anemias carenciais. Ela também é encontrada nas conhecidas barrinhas nutritivas. Somada ao mel ela resgata imediatamente as energias desperdiçadas.

 E agora a receita e as fotos:



Ingredientes:

150 gr de Açúcar                                              
330 gr de farinha 
75 gr de Avelãs Picadas                              
1 C. (chá) de fermento
125 gr de margarina                         
1 ovo                                    

Preparação:



Tiramos a manteiga com alguma antecedência do frigorífico, de forma a quando for para fazer as bolachas ela esteja à temperatura ambiente. Colocamos a manteiga, o açúcar e ovo numa tigela e com a batedeira com as varas de bater, batemos nos ingredientes :), quando estiver tudo bem envolvido, adicionamos a avelã picada (tipo farinha) e envolvemos novamente. 

Por fim adicionamos a farinha e o fermento e com a mão misturamos tudo até obtermos uma massa com alguma consistência. Com o dispara bolachas, fazemos as nossas beldades :) 

Adaptada da receita da pela Élia do blog - http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/



13 comentários:

  1. Mais umas bolachinhas muito apetitosas e bem vindas! Levo uma!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olha lá e que culpa tinham os ingredientes para lhes bateres?
    Pois ainda bem que o fizeste, porque as bolachinhas estão maravilhosas!!
    Eu sou suspeita né?? A nossa Elia sabe bem o que faz!!
    E nao estou cansada de bolachas!! É sempre um bom motivo para encher a lata!!
    ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Paulo,
    pois eu não estou nada farta de bolachas nada mesmo e já comia uma destas e com avelãs devem ser tão boas, já espero pelas de amanhã.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro avelã, por isso estas bolachinhas de avelã são bem a meu gosto :)
    Ficaram tão bonitas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ola senhor Paulo

    Mais uma aula excelente sim senhor... quando fizer o doutoramento avise sim??? eheheheh agora a serio... estas bolachinhas ficaram um verdadeiro mimo sim senhor... gostei muito!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Olá Paulo, adoro avelãs, estas bolachinhas ficaram mesmo a chamar por mim, ai que bonitas que elas ficavam na latinha hehehe Opa adorei a seguinte parte do texto: "A avelã é digerida naturalmente, crua, embora deva ser bem triturada pelos dentes" LOOOOOOOOOOOL Há malucos para tudo, mas gostei do teu aviso! :P

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Paulo bolachinhas são algo de que nunca me farto, e quanto mais receitas melhor. Essas de avelãs não duvido nenhum pouco, ficaram fabulosas. Bjocas

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindas! Só fico a imaginar o sabor...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Bolachinhas simples, mas que rendem uma gostosura! Magníficas!
    Posso levar uma?

    Rsrs
    Beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  10. Que bolachinhas fantasticas.
    Adorei conhecer o seu blog, parabens tem aqui um blog fantastico, ja me fiz sua seguidora!!!

    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Não... não estou farta, Paulo! O problema é quanto dá vontade de ir fazê-las, de tão lindas que ficam!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar