quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bolachas de Amêndoa

Eu andei numa de fazer experiências com frutos secos, primeiro foi com a avelã, agora com a amêndoa e ambas ficaram muito boas, adorei... Esta para ser um pouco diferente tirei no pote que comprei para por as bolachas, mas tenho de comprar outro, pois esse é pequeno só cabe uma fornada :) 

Hoje como é claro vou deixar a curiosidade sobre a amêndoa, e a curiosidade que trago é que a Amendoeira dá amêndoas :) e que tal esta não sabiam, pois não? 

Pronto agora vou falar a sério, vocês pensavam que era o coelho da Páscoa que trazia as amêndoas? Mas não é :).

Vamos então à curiosidade ainda não é as fotos nem a receita :)

Comer amêndoas reduz o risco de aumento de peso.

Embora as amêndoas sejam conhecidas por fornecer uma variedade de benefícios cardioprotectores, muitas pessoas evitam-nas com medo de engordar. Um estudo prospectivo mostra que tais temores são infundados. Na verdade, as pessoas que comiam amêndoas pelo menos duas vezes por semana eram muito menos propensas a aumentar de peso do que aquelas que quase nunca as comiam.

O estudo de 28 meses, envolvendo 8.865 homens e mulheres adultos, em Espanha, levou à conclusão de que os participantes que comiam amêndoas pelo menos duas vezes por semana eram 31% menos propensos a engordar do que os participantes que nunca ou quase nunca as comiam.

E, entre os participantes do estudo que aumentaram de peso, aqueles que nunca ou quase nunca comiam amêndoas, aumentaram uma média de mais 424 gramas do que aqueles que as comiam pelo menos duas vezes por semana.
Os autores do estudo concluíram que "o consumo frequente de amêndoas esteve associado a um risco reduzido de aumento de peso”.

A amêndoa ajuda a produção de energia

As amêndoas são uma boa fonte de manganês e uma boa fonte de cobre, dois minerais que são cofatores essenciais de uma enzima oxidante chamada superóxido dismutase. O superóxido dismutase neutraliza os radicais livres, produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia nas células), mantendo assim a nossa energia a fluir. Felizmente, a Mãe Natureza fornece minerais cofatores nas amêndoas.

Apenas um quarto de uma chávena de amêndoas fornece 45,0% do valor diário ideal de manganês e 20,0% do valor diário ideal de cobre. A riboflavina (vitamina B2) também desempenha pelo menos dois papéis importantes no organismo no que diz respeito à produção de energia. Quando activa em vias de produção de energia, a riboflavina toma a forma de flavina adenina dinucleotídeo (FAD) ou flavina mononucleótido (FMN). Sob estas formas, a riboflavina anexa às enzimas uma proteína chamada flavoproteína, que permite a ocorrência da produção de energia à base de oxigénio.

As flavoproteínas encontram-se em todo o corpo, especialmente nos locais onde a produção de energia à base de oxigénio é constantemente necessária, tais como o coração e outros músculos. Outro papel da Riboflavina na produção de energia é o de protecção.

O oxigénio que contenha moléculas que o corpo usa para produzir energia pode ser altamente reactivo e pode inadvertidamente causar danos à mitocôndria e até às próprias células. Nas mitocôndrias, a lesão é essencialmente impedida por uma pequena molécula de proteína chamada glutationa. Como muitas moléculas "antioxidantes", a glutationa deve ser constantemente reciclada e é a vitamina B2 que permite que essa reciclagem ocorra. (Tecnicamente, a vitamina B2 é um cofator para a enzima glutationa redutase, que reduz a forma oxidada da glutationa para a sua versão menor.) O mesmo quarto de chávena de amêndoas fornecerá às suas células 17,6% do valor diário ideal de riboflavina.

A amêndoa ajuda a prevenir cálculos renais

Um estudo mostra que aquelas que comem pelo menos uma onça de nozes, amendoins ou manteiga de amendoim por semana correm um risco 25% menor de desenvolver cálculos biliares.


Uma vez que uma onça corresponde apenas a 28,6 nozes ou cerca de 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, a prevenção de doenças da vesícula biliar pode ser tão fácil como comer um punhado de amêndoas com uma bebida à tarde, juntar algumas amêndoas à sua farinha de aveia ou à sua salada ou comer uma sanduíche de manteiga de amendoim e gelatina (não se esqueça de usar pão de trigo integral por causa das suas fibras, vitaminas e minerais) ao almoço todas as semanas.

A amêndoa é uma Fonte de proteínas

As amêndoas são concentrados de proteínas. Um quarto de chávena contém 7,62 gramas de proteínas, mais do que o típico ovo, que contém 5,54 gramas.


Fonte: I-Legumes

Bem aqui o menino dá trabalho até chegar às fotografias e à receita, tenho de ganhar tino :) 



Ingredientes:

150 gr de Açúcar                                              
300 gr de farinha 
75 gr de Amêndoa Picada                             
1 C. (chá) de fermento
125 gr de margarina                         
1 ovo                                    

Preparação:

Tiramos a manteiga com alguma antecedência do frigorífico, de forma a quando for para fazer as bolachas ela esteja à temperatura ambiente. Colocamos a manteiga, o açúcar e ovo numa tigela e com a batedeira com as varas de bater, batemos nos ingredientes :), quando estiver tudo bem envolvido, adicionamos a amêndoa picada (tipo farinha) e envolvemos novamente. 

Por fim adicionamos a farinha e o fermento e com a mão misturamos tudo até obtermos uma massa com alguma consistência. Com o dispara bolachas, fazemos as nossas beldades :) 

Adaptada da receita da pela Élia do blog - http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/


12 comentários:

  1. Olá, Paulo,
    Gosto muito da sua cozinha. :)
    Levo umas quantas, que eu gosto muito de amêndoa.
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro fazer bolachas!!
    E de amêndoa são tão boas, adoro o sabor e o perfume.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Que belas bolachinhas Paulo,.. gostei... alias como sempre... Aiiiiiiiiiii a minha dieta!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  4. Adorto fazer bolachinhas e quando vejo uma receita
    não resisto, estas estão lindas e tentadoras!

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que delicinhas Paulo, e o que é melhor, podemos fazer um mix de bolachinhas com frutos secos, uma fornada de avelãs, outra de noz, outra de amêndoas, nossa ja me pego a sonhar. Adoro amêndoas e mais uma vez saio daqui com água na boca e um pouco mais sábia. Bjos

    ResponderEliminar
  6. Com tantas bolachas deliciosas dá vontade de ir a correr para a cozinha preparar uma fornada!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Mas que mestre bolacheiro me estás a sair Paulo, mais uma bolachinhas bem boas para a minha latinha, tens que começar a distribuir pelas amigas eheheheheh

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Estao fantasticas as bolachinhas... ja comia umas quantas:)

    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Paulo, que bom saber que as amêndoas são amigas do peso equilibrado.
    Quanto às bolachas, gostei muito e, assim sendo, podemos comer mais, não é mesmo?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Adoro bolachinhas de amêndoa!!! Levo uma, ou duas, ou três!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Humm... tão boas com amêndoa, adoro !
    Aposto que a tua cozinha ficou mais bem perfumada do que se usasses um Chanel ! :))
    Lindas Paulo, podes continuar !
    Ah... e gostei da aula uma vez mais ! :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar