segunda-feira, 13 de maio de 2013

Empadão de Atum


Para hoje mais um pratinho de atum e mais uma curiosidade, não, não é sobre atum :) já ouviram falar da expressão “ossos do oficio” sabem qual é o significado? Eu até hoje também não calculava e fui à procura então “ossos do oficio” é usada quando nos referimos às dificuldades de uma determinada profissão, por exemplo um Primeiro Ministro, sujeita-se a chamarem lhe nomes, sãos “ossos do oficio” :) ou então um enfermeiro os “ossos de ofício” é ter diariamente contato com doenças contagiosas.

Antigamente utilizava-se pó de tutano para obter o tom alvo das folhas de ofício. O tutano é uma substância encontrada no interior dos ossos e era conhecido por suas propriedades alvejantes.

Como esse processo de branqueamento era lento e trabalhoso, convencionou-se chamar de “ossos do ofício” toda e qualquer atividade que oferecesse alguma dificuldade para o exercício pleno de uma profissão.

Retirado do Site das Curiosidades.

Agora vamos ao empadão de atum :D



Preparação:

300g de Arroz                                    
4 latas pequenas de Atum                               
1 raminho de Salsa                            
4 dl molho Bechamel                        
2 c. (sopa) Queijo Ralado                                 
Manteiga, Sal, Azeite e Tomate-Cereja qb

Preparação:

Unte um pirex com manteiga. Coza o arroz em água, temperada com sal e um fio de azeite, durante 10 minutos, retire, escorra e reserve. Envolve o atum escorrido com a salsa picada e metade do molho bechamel.

Coloque metade do arroz num pirex, distribua o preparado do atum e sobreponha-lhe o restante arroz. Cubra com o bechamel que sobrar, polvilhe com o queijo e decore com tomate cereja. Leve ao forno a 180ºC, na parte superior para gratinar.


10 comentários:

  1. Que delicia! Nunca fiz! Mas como adoro atum tem que ser mesmo muito bom!
    Excelente sugestão!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    P.s: desafio a decorrer no blogue. Participe!
    Deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

    ResponderEliminar
  2. oi Paulo,sugestão bem diferente esse empadão feito com arroz bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  3. Adoro Paulo... o empadao está claro... rsrsrsrsrsrs... brincadeirinha!!! Por acaso gosto mesmo muito de empadao e de atum... hummm que delicia...

    Excelente

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar