quarta-feira, 1 de maio de 2013

Bolo Cocada de Chocolate


Como hoje é feriado e é o nosso dia, pois festejamos hoje o dia do trabalhador, mesmo que estejam desempregados, são trabalhadores. Deixo aqui antes das fotos e da receita da bomba calórica que vos trago hoje, a historia do dia do trabalhado que retirei do Expressoemprego.pt

História do dia do trabalhador

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua. 

Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.

Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e atualidade.

Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.

No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas.

Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.

Em Portugal, segundo declarações do Secretário-geral da UGT, Eng. João Proença, ao Expressoemprego.pt, "o Dia do Trabalhador é da maior importância para o movimento sindical e para aqueles que representa, mas também para todos os que defendem uma sociedade mais justa e solidária. Em Portugal é o dia em que afirmamos os valores do sindicalismo e a necessidade do progresso económico e social".

Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições. Em Portugal, segundo as declarações do secretário-geral da UGT, os direitos dos trabalhadores têm evoluído positivamente, " hoje os trabalhadores vivem melhor que há 15 anos mas continuamos muito afastados da média comunitária, da qual nos estamos a aproximar a um ritmo demasiado lento. Temos maiores salários, mas continuam os mais baixos e desiguais da União Europeia; o mesmo acontece com as pensões. Os avanços legislativos não se traduzem muitas vezes na prática, face às violações sistemáticas da Lei. A sinistralidade laboral é a 1ª na Europa. A negociação colectiva começa a estar bloqueada e urge o relançamento da concertação".

Todos os anos este feriado é comemorado com a realização de algumas actividades. Para este ano, segundo o engenheiro João Proença, este dia vai ser passado "em unidade, em luta e em festa vamos todos à Torre de Belém em Lisboa, onde os vários Sindicatos expõem os seus Comunicados e as suas actividades. O discurso da UGT exporá as reivindicações da Central, os problemas e as propostas de solução. Haverá também iniciativas pontuais em pontos mais afastados como Bragança e as Regiões Autónomas."


E agora e sem mais demoras aqui tem uma guloseima para os mais gulosos, este bolinho já fiz à algum, na altura fiz este bolo para o batizado do afilhado da Liliana como podem ver tinha e ainda tenho uma certa falta de habilidade para enfeitar bolos, aqui vai a receita:



Ingredientes:

Para a massa:

200g de Açúcar                  
180g de farinha                  
90g de Chocolate em Pó                  
3 Ovos                  
2 dl de Leite        
1.5 dl de óleo                     
1 c. (sopa) de Fermento em Pó       
Margarina para untar e Farinha para polvilhar

Para o Recheio:

100g de Coco Ralado        
1 lata de Leite Condensado             
2 dl de leite bem gelado   
4 c. (sopa) de Açúcar        
1.5 dl de agua

Para a Cobertura:

200g de Chocolate em barra           
2dl de Natas

Preparação:

Ligue o forno a 180 graus. Barre uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.

Numa tigela, misture o açúcar com a farinha, o chocolate em pó e o fermento, junte depois os ovos, o óleo e o leite e bata muito bem ate ficar uma massa lisa. Verta para a forma e leve ao forno durante 25m. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Prepare o Recheio: Deite, para um tacho, o leite condensado, a água e o coco ralado, mexa e leve ao lume, mexendo sempre, até ver o fundo do tacho ao passar a colher. Retire e deixe arrefecer. Misture o leite gelado com o açúcar e reserve à parte.

Agora a cobertura: Leve ao lume um tacho com as natas, deixe ferver, retire do lume, junte o chocolate partido em pedaços e deixe repousar durante 10minutos. Depois mexa até ficar um creme liso e deixe arrefecer.

Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, regue a rodela inferior com metade do leite gelado com açúcar e depois espalhe em cima a mistura do coco. Reponha a outra metade do bolo, regue com o resto do leite, deixe secar um pouco, cubra todo o bolo com o creme de chocolate e sirva. Se quiser polvilhe com coco ralado.

Teleculinária



42 comentários:

  1. Que belo aspeto tem esse bolinho e acho que ficou bem bonito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo,
    adorei o interior deste bolo, não é seco e é uma combinação perfeita.
    Está uma decoração simples mas muito bonita e de certeza que foi feita com muito carinho.
    Vou levar comigo a receita do recheio, deve ser uma tentação.

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Sim Sandra foi feito com enorme carinho e prazer. E fazes bem o recheio é algo de muito bom :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Ai que bolo tão bom!! O interior é húmido e com esse recheio... Huuuum, vou roubar um bocadinho :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rouba sim Cuca :) Que o recheio é algo de muito guloso :)

      Beijos

      Eliminar
  5. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, eu quero uma fatia pode ser??? que maravilha... este final de semana tenho que fazer um boleco para o dia da mae, se calhar vai sair este bomba!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  6. Olha Paulo, eu tenho a certeza que esse bolo foi feito com o grande carinho, e isso é que conta.
    Ficou com muito bom aspecto pelo menos vê-se nessa fatia!
    A decoração está simples mas bonita, acho que tiveste uma grande coragem de seres tu a fazer o bolo de para uma date tão importante.
    Começa a treinar para fazeres o do teu filhote. :) Parabéns.

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria, já pensei nisso, mas treinar é preciso fazer bolos e depois tenho de comer e isso não pode ser :) mas estou tentado em experimentar novas decorações esse é meu calcanhar de aquiles.

      Beijos

      Eliminar
  7. O teu bolo tem um interior fantástico, que guloso!

    ResponderEliminar
  8. Olá, Paulo, que bolo delicioso, o recheio, o aspecto, tudo parece espetacular!
    Nada melhor para um dia de festa!
    Bjs, boa noite!

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto, paulo! Que textura maravilhosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Possas Paulo, colocar este bolo num dia em que eu devo ter sido dos poucos humanos a trabalhar neste dia e não pude fazer nada na cozinha... tens sorte que já o fizeste há algum tempo senão queria a minha fatia para ontem ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois ninguém merece :) mas vá amanha também já vou trabalhar :)

      Beijos

      Eliminar
  11. Que maravilha de bolo!!!! Este está mesmo guloso e com bom aspecto!
    Não lhe consigo resistir, nem quero!

    Beijos
    Aida

    ResponderEliminar
  12. Aiiiiiiiiiiii.... Que eu adoro coco!! E leite condensado!! Ai meu Deus.... E ainda por cima de chocolate!!! Paulo, és um PROVOCADOR!!!! Eu que ia começar a fazer dieta, fui impedida por tamanha tentação!!!
    Aquela fatia... OMG!!! Nao me resistiria! Nem um segundo!
    E olha, isso de enfeitar bolos, tb nao é comigo! Mas ficou super mimoso e essa fatia vale por mil decorações!
    :))
    Beijinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
  13. Tu dieta, yá imagino que sim, temos de treinar Mena, mas por aquilo que vi hummm.

    E não provoquei ninguém, alguma vez???

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. É justo... tu avisaste logo no início do texto que era uma bomba calórica, só continuei a ler porque sou masoquista!! Que bomba magnífica, Paulo! Vou guardar a receita para alguma festa próxima, que esse bolo, tem de ser partilhado!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois avisei :) eu também só faço esta coisa em dias de festa, assim só como uma fatiazinha e pronto :)

      Beijos

      Eliminar
  15. Mas que delícia Paulo! Já estou a lambusar! :)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  16. Hay si pudiera no dejaría ni rastro.Besos

    ResponderEliminar
  17. Paulo, mas olha que ficou bem bonito.....e esse recheio é divinal!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ficou tão giro e devia ser uma delicia

    ResponderEliminar
  19. Olá Paulo,
    Gostei muito deste bolinho e o recheio... simplesmente divinal.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  20. Paulo,

    Bem o disseste e eu não duvidei !
    Ah ! Nem duvidaria do Sr. Professor ! :))))
    Olha ! É como te vou passar a chamar, que tal ? :)))

    Mas dizia eu que tu bem disseste que me agradaria a iguaria do 1º de Maio e não te enganaste, pois que não é que adorei mesmo ?
    O bolo tem um aspecto rústico que adorei, acho que te desenvencilhaste bem com a decoração, simples mas bonita, por isso nada de queixas ! :)
    A textura está ao meu gosto, fofa e com esse recheio guloso...
    Aprovadíssima ! :)

    Beijocas

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a menina do Chocolate aprova então já estou feliz :) heheheheh

      Sr. Professor, hummm tenho uns tantos que me deram aulas, que iam se rir imenso com essa "alcunha" :D

      Beijos

      Eliminar
  21. Olá Paulo,
    Gostei das informações sobre o dia do trabalhador. E a receita completou a postagem. Excelente!
    Lylia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lylia :) é sempre bom estarmos informados e depois comer um belo bolinho :)

      Beijos

      Eliminar
  22. Mas que lindo :)... Perfeito mesmo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar