sexta-feira, 22 de março de 2013

Semifrio de Caramelo


Chegou o fim de semana :) uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, depois de uma semana de muito trabalho e noites mal dormidas por causa do piolhito, finalmente chegamos a Sexta-Feira, embora o tempo insista em continuar chuvoso, mas não é isso que vai estragar nos o fim de semana :)

Hoje venho aqui partilhar uma sobremesa :) como estava na dúvida qual é que escolhia a Liliana disse logo coloca o Semifrio de Caramelo e com a dica ve-la se fazes outra vez :) Aqui vai a receita :) espero que gostem.



Ingredientes:

Para a Base:

50g de Farinha                    
50g de Açúcar                     
2 Ovos                   
1colher (café) de Fermento
Margarina para untar         
Óleo para untar

Para a Cobertura:

1 lata de Leite Condensado cozido                                
5dl de Natas        
1dl de Caramelo + 4 colheres (sopa) de Caramelo      
3 folhas de Gelatina

Preparação:

Base - Unte uma forma de fundo amovível com margarina e ligue o forno a 180ºc. Numa tigela, bata os ovos com o açúcar até começar a ficar esbranquiçado. Junte depois o fermento e a farinha e bata novamente muito bem.

Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante cerca de 8m. Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Lave e limpe muito bem a forma, unte-a com óleo e disponha-lhe novamente o bolo.

Cobertura – Demolhe as folhas de gelatina em água. Numa tigela, bata as natas em chantilly firme. Numa tigela à parte junte o leite condensado cozido com as 4 colheres (sopa) de caramelo e adicione depois a gelatina previamente derretida, em fio e mexendo sempre. Junte depois o chantilly e envolva suavemente.

Verta o preparado anterior para a forma sobre a base de bolo e leve ao frigorífico de um dia para o outro até solidificar. Depois regue com o dl de caramelo líquido, desenforme cuidadosamente e sirva decorado a gosto.

(Retirada da Revista Teleculinária n.º 1617 – 05 de Abril de 2010 pág. 434)


12 comentários:

  1. Antes de mais, dá um beijo à Liliana por mim, porque tem mto bom gosto!!
    Agora nós dois!! Tu não és mau, es mto mau!!!
    OMG, o que eu gosto de sobremesas com leite condensado!! E ainda por cima cozido!! Tem que ser delicioso!! Olha ja nem sei mais que dizer... Parece que lhe sinto o sabor!! Manda uma fatia pra siberia, faz favor!!!!

    Beijinhos e bom fim de semana, familia!!

    ResponderEliminar
  2. A Liliana diz obrigada :)

    Ohh muito mau euuuuuuuu, que difamação...

    Vou mandar por DHL um fatia :)

    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Uma receita muito apetitosa e com um resultado lindo!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que é mesmo muito mau :) A Mena tem razão :)
    Adorei o semifrio, eu até como o leite condensado às colheradas :)
    Vou roubar a receita e uma fatia.
    Só não gosto de uma coisa.... das letrinhas que tenho que escrever no fim ;(
    Bjns à Liliana e ao bebé.
    Váaa, bjns a ti também :)
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!

      Que difamação eu não sou mau :D

      Podes tirar uma fatia :)

      Estava a ver que não merecia um beijo :) Obrigado

      Beijos

      Eliminar
  5. Olá...
    Que aspecto magnifico :).... Paulo, imagina tu só hoje é que cheguei á conclusão quem eras tu :D.... Hoje foi a minha primeira vez que vim aqui ao teu blog e claro adorei ;).... Já sou seguidora :P.... E cadê a minha fatia :)???? Beijocas também á Liliana e claro a ti também....

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor!

      Heheheeh pois ainda bem que gostaste, podes tirar uma fatia, está mesmo a acabar :)

      Beijos

      Eliminar
  6. Concordo com todas e sublinho por baixo!!!

    Que mazura tremenda!!!!

    Beijokas e bom fim de semana ...aproveitem para descansar ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pipoka!

      Só me chamam mau hoje :( tem telhados de vidros não atirem pedras :D

      Beijos e bom fim de semana

      Eliminar
  7. Bem eu só agora e que consegui ter coragem para vir ver esta tortura tão grande!
    Agora já me sinto mais á vontade porque mesmo que peça uma fatia sei que já não haverá nada.
    Não achas Paulo que devias de ter mais um bocadinho de consideração; por nós todos queres-nos matar do coração com estas delicias?
    E eu agora que nem posso fazer as minhas caminhadas! só de ver isto fico com vontade de meter as mãos na massa!
    Beijinhos e um bom fim de semana ao que parece com muita chuva.
    Maria. A. Lopes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!

      Eu tenho consideração, por isso mesmo é que partilho com vocês, eu achava uma maldade não partilhar estas coisas boas com vocês :)

      Este tempo agora não nos deixa fazer uma caminhada, que chatice.

      Beijos

      Eliminar