domingo, 10 de março de 2013

Farófias Domingueiras


Como hoje é dia de descanso, trago uma sobremesa domingueira :) o sol espreita timidamente pelas janelas, mas não suficiente. Aproveito para desejar um Bom Domingo e sirvam-se de umas belas farófias, ninguém sabe ao certo onde terá sido criada esta receita nacional, mas que é boa é :).



Ingredientes:

175g de Açúcar                   
7,5 dl de Leite                    
1 c. (de chá) de Farinha Maisena
1 Pau de Canela                  
1 Casca de Limão                
Canela em Pó qb

Preparação:

Separe as gemas das claras. Deite o leite para um tacho, junte-lhe 125g de açúcar, a casca do limão e o pau de canela, leve ao lume e deixe ferver.

Bata as claras em castelo e junte-lhe o restante açúcar, aos poucos e batendo sempre até ficarem firmes. Deite colheradas de claras no leite e deixe-as cozer 30s de cada lado. Retire-as e deixe-as escorrer.

Bata ligeiramente as gemas, junte-lhes o leite que as farófias largaram ao escorrer e a maisena e mexa. Adicione depois todo o leite de cozer as farófias coado e mexa novamente. Deite para um tacho e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Coloque as farófias numa taça larga, regue-as com o molho de gemas, polvilhe com canela, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.

(Retirada da Revista Teleculinária n.º 1528 de 21/07/2008 pág. 500)

2 comentários: